STF manda governo esclarecer passaporte de vacinas para desembarque

Dilema do desembarque. O Supremo Tribunal Federal (STF), deu 48 horas para que o governo explique por que o Brasil não cobra o certificado de vacinação para liberar a entrada de viajantes no país.

  • Contexto… Já há alguns dias, partidos políticos e autoridades questionam a não exigência de passaportes sanitários para a entrada de brasileiros retornando do exterior ou estrangeiros em nosso país.

Atualmente, exige-se apenas o teste negativo de infecção e uma declaração virtual de concordância com as medidas sanitárias adotadas no país, mas a Anvisadesde o dia 12/11já recomenda que o governo torne obrigatório o comprovante de vacinação.

A exigência do passaporte ao redor do mundo 🌎

Na América Latina, a Argentina e o Uruguai são alguns dos países que exigem o passaporte de vacina acrescido do teste negativo, assim como é o caso de EUA e Canadá, na América do Norte. Na Europa, as regras são variadas.

🛂 Favoráveis a medida dizem que a exigência só protege a população brasileira, especialmente de novas variantes e mutações do coronavírus.

⛔ Contrários ao passaporte afirmam que o teste negativo é suficiente para proteger a população e que o comprovante de vacina pode até prejudicar o turismo local.

Nota de rodapé: As férias fim de ano — Natal e Réveillon — foram responsáveis por 40,4% das vendas de viagens nacionais em outubro por aqui. Com muitos turistas internacionais ou não, o que se sabe é que o movimento da população será grande.

COMPARTILHE

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

BIZNESS

“Crédito ou Débito?”

(Imagem: Giphy | Reprodução) Crédito. Essa parece ser a resposta preferida dos americanos. O inimigo das finanças pessoais está de