A mudança no Prouni foi boa ou ruim?

Mudanças. Nessa semana, Bolsonaro assinou uma MP que muda as regras do Programa Universidade para Todos (Prouni). Calma, nem sabe como era?

  • O Prouni foi criado para dar bolsas de estudo para alunos de escola pública, ou com bolsa de 100% em colégios particulares, nas universidades privadas.

Com a mudança, agora, quem vier de escolas públicas com bolsas parciais também terá acesso aos benefícios do programa.

Por que falar disso? A medida tem trazido opiniões controversas e movimentado discussões pelo país. Vamos aos dois lados…

Favoráveis 👍

Os apoiadores da medida dizem que ela diminui o número de bolsas “paradas” nas faculdades, já que, em 2020, 56,8% dos benefícios parciais não foram preenchidos.

  • No lado econômico, continua valendo o critério de renda familiar per capita de até 3 salários mínimos, não havendo risco de excluir os mais pobres.

Nesse ponto, o argumento é que não faz sentido deixar de fora alunos de baixa renda que estudam em colégios particulares, mas não tem bolsa.

Contrários 👎

Os opositores dizem que a mudança pode agravar as desigualdades na educação, já que, querendo ou não, amplia-se o número de pessoas concorrendo às vagas.

  • Além disso, a MP permite que o estudante comprove renda apenas usando o cadastro em bancos de dados do governo, sem ter que apresentar documentos.

Dessa forma, o temor é que o risco de fraudes aumente e alunos de escolas particulares tenham acesso ao Prouni mesmo fora das condições econômicas exigidas.

 

COMPARTILHE

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

CHAMPS

Contagem regressiva

Quem não acorda sonhando com Copa perdeu o amor à vida. Em uma reviravolta sem precedentes na história, a data de

CHAMPS

Momentos decisivos

É hora de decisão. O 2º Split do CBLOL terminou na semana passada a fase classificatória para os playoffs, que começam

CHAMPS

O impacto do adeus

Quando chega a hora. Uma das maiores atletas da história do tênis feminino disse que vai deixar a raquete de lado. Serena Williams

CHAMPS

Uma história brasileira

O Brasil acordou abalado na manhã de domingo, com mais um caso de violência nas páginas de notícias. O mundo