Pequenos negócios geraram quase 80% das vagas de trabalho no país

Quando você pensa em geração de emprego, talvez sua mente faça a imagem de grandes indústrias e corporações gigantescas, mas, na realidade, são as micro e pequenas empresas que estão “carregando o piano” no país.

Explicando… No último mês de registro oficial de vagas, a maior parte dos empregos no Brasil foram geradas por micro e pequenos empresários, totalizando cerca de 200 mil novos postos de trabalho ou impressionantes 79% de todas as vagas do mês.

O setor que mais criou empregos foi o de serviços, seguido do comércio, depois da indústria e, por último, aparece a construção civil.

Mas afinal, o que é uma micro ou pequena empresa?

Essa é uma boa pergunta e, depois de ler isso, dificilmente você irá se esquecer. A lei brasileira estabelece alguns critérios, e — de forma simples — resumiremos aqui:

  • Micro: Negócio que possui um faturamento anual de até R$ 360 mil ou emprega até 9 pessoas no comércio e serviços — ou 19 pessoas na indústria;
  • Pequena: Possui faturamento anual de até R$ 4,8 milhões ou emprega de 10 a 49 pessoas no comércio e serviços — ou de 20 a 99 pessoas na indústria.

Indo além da estatística anual… Micro e pequenas empresas são responsáveis por 54% dos empregos no Brasil e somam 99% do total das empresas privadas —sim, você leu certo — além de representar 27% do PIB nacional.

COMPARTILHE

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

BIZNESS

“Crédito ou Débito?”

(Imagem: Giphy | Reprodução) Crédito. Essa parece ser a resposta preferida dos americanos. O inimigo das finanças pessoais está de