“Big multa”. A autoridade de concorrência da Itália multou a Amazon em US$ 1,3 bilhão, alegando que a companhia abusou de sua dominância do mercado para pressionar vendedores terceirizados a usarem seu serviço de logística — o FBA.
Segundo relatório divulgado pelo órgão italiano, os vendedores terceirizados recebem um tratamento diferente quando usam sua logística própria ao invés do oferecido pela Big Tech.
Você deve estar se perguntando o que seria um “tratamento diferente”, então aqui vai um exemplo: enquanto vendedores que utilizam o FBA podem participar do Amazon Prime — recebendo pedidos com frete grátis —, as entregas terceirizadas não contam com o benefício.
- Na prática, a consequêcia disso pode prejudicar muito esses vendedores. Em eventos como Prime Day e Black Friday, eles não aparecem nos destaques do e-commerce, o que diminui seu alcance e, consequentemente, suas vendas.
A Amazon disse que “discorda veementemente” da decisão do regulador. Mas, independente de qualquer coisa, isso traz uma reflexão à tona: até que ponto os reguladores conseguem (e devem) controlar o crescimento de empresas gigantes? Não existe resposta certa ou errada, mas vale refletir.