O mundo corre risco? Ontem, Joe Biden se reuniu com mais de 100 líderes mundiais e o principal tema foi o risco que as democracias correm nos tempos atuais.
Definição: Democracia é o governo em que o povo exerce a soberania. “Do povo, pelo povo, para o povo”.
Na reunião, Biden apelou para o fortalecimento das democracias ao redor do mundo — para ele, o crescente autoritarismo é o desafio da nossa era, comandado por autocratas que buscam expandir o poder, exportar influência e justificar a repressão.
- Uma das frases de maior impacto do presidente norte-americano foi de que a democracia não acontece por acaso e precisa ser renovada a cada geração.
Qual o plano de fundo disso tudo? Biden não apontou o dedo para ninguém, mas a China e a Rússia são duas nações autoritárias com as quais os EUA está em desacordo — os líderes dos dois países não estavam na lista de convidados.
- Indo além disso, segundo o Instituto Internacional para a Democracia e Assistência Eleitoral, o número de democracias sob ameaça no mundo é recorde.
E aí? As autoridades americanas prometeram um ano de ação, e a Casa Branca disse que está trabalhando com o Congresso para fornecer US$ 424,4 milhões para uma nova iniciativa voltada para fortalecer a democracia em todo o mundo.