“A Vtex para concessionárias e lojistas”

💰 Modelo de negócios

Você compra tudo online, mas, provavelmente, nunca comprou um carro pela Internet… né? Não conseguir realizar compras de veículo 100% online é uma dor do mercado, e a AutoForce surgiu para solucioná-la — do pagamento à entrega.

A empresa é uma martech que oferece uma plataforma para criação de lojas virtuais para a venda de veículos totalmente online, de forma que os vendedores — que incluem concessionárias, revendas e multimarcas — consigam oferecer uma experiência melhor para seus compradores.

  • Além disso, disponibilizam diversas opções de pagamento, financiamento, documentação e home delivery.

Para obter receita, a AutoForce cobra uma mensalidade de R$ 99 por CNPJ, mais uma taxa que varia de 0,3% a 0,5% por cada veículo vendido pela loja virtual. Com isso, a empresa deve fechar este ano faturando R$ 10 milhões.

👫 Quem está por trás desse negócio?

A AutoForce foi fundada em 2015 por Tiago FernandesIsaiane de MendonçaClênio LuizEmanuel Campos(Ao clicar, você vai pro LinkedIn deles).

📈 Recebeu investimentos?

  • Late Seed: de R$ 2,3 milhões pela BR Angels e GV Angels (jun/2021).

🙋‍♂️🙋‍♀️ Maior desafio

Escalar o time de vendas e produto para dominar o mercado de e-commerce de veículos no Brasil, e, dessa forma, aproveitar-se da vantagem do precursor por estar desenvolvendo um novo segmento dentro de uma indústria centenária e trilionária.”

💼 Vagas em aberto na empresa

 Vagas remotas e presenciais aqui.

🔮 Nossa análise

A venda de carros 100% online já é uma realidade em países mais desenvolvidos e empresas de ponta. No Brasil, no entanto, não vemos tantas iniciativas como essa — ou seja, um oceano azul para a AutoForce.

Lá fora, como exemplo, quem manda bem nisso é a Tesla. A montadora permite que você customize seu carro no site e apenas passe o cartão para comprá-lo. Essa estratégia inovadora acaba com a necessidade de ter concessionárias enormes, grandes estoques de carros e vários vendedores. 

  • Para se ter uma ideia, a Tesla possui apenas showrooms em shoppings, onde as pessoas agendam test drive e olham os carros. Aqui vai um link legal de como são os tipos de entrega de um Tesla.

E a AutoForce? A empresa não vende carros e muito menos é uma montadora, mas pode se dar muito bem fornecendo a tecnologia para que seus clientes — vendedores de carros — comercializem seus veículos de forma totalmente online.

Com isso, a martech auxilia na transformação digital de concessionárias, revendedoras e multimarcas, que passam a ofertar seus produtos com maior eficiência, aumentando as vendas online. 

  • Na prática, é como se fosse a empresa pioneira em promover o e-commerce de carros no Brasil. risos. 

Como um extra, a AutoForce também oferece integrações que tornam o processo de venda menos burocrático, uma vez que integra tudo na plataforma — como pagamento, CRM e tráfego.

Em relação aos riscos do negócio, fica aqui um questionamento: Será que as integrações são motivo suficiente para que a venda não seja feita fora da plataforma? O que impede os vendedores de fecharem por fora, para evitar a taxa?

  • Pensando nisso, é preciso gerar muito valor para os clientes, de forma que seja mais vantajoso para eles fechar os negócios pela própria plataforma.

Esse valor tem que ser grande o suficiente, inclusive, para que as montadoras — que possuem um budget alto — optem pela solução da AutoForce ao invés de fazerem suas plataformas por conta própria.

Além disso, atualmente, as concessionárias de grandes montadoras são muito fortes no offline — canal por onde mais convertem. Isso faz com que a empresa enfrente outro grande desafio: mudar o hábito dos consumidores, para que passem a comprar carros online.

💸 Investiria nesse negócio?

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📚 Para aprofundar

🪤 Lembre-se: Nenhuma análise aqui é comprada ou possui interferência das empresas estudadas, é 100% independente. Caso queira enviar alguma empresa para que nosso time analisarfique à vontade. É só clicar aqui.

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