💰 Modelo de negócios
Você compra tudo online, mas, provavelmente, nunca comprou um carro pela Internet… né? Não conseguir realizar compras de veículo 100% online é uma dor do mercado, e a AutoForce surgiu para solucioná-la — do pagamento à entrega.
A empresa é uma martech que oferece uma plataforma para criação de lojas virtuais para a venda de veículos totalmente online, de forma que os vendedores — que incluem concessionárias, revendas e multimarcas — consigam oferecer uma experiência melhor para seus compradores.
- Além disso, disponibilizam diversas opções de pagamento, financiamento, documentação e home delivery.
Para obter receita, a AutoForce cobra uma mensalidade de R$ 99 por CNPJ, mais uma taxa que varia de 0,3% a 0,5% por cada veículo vendido pela loja virtual. Com isso, a empresa deve fechar este ano faturando R$ 10 milhões.
👫 Quem está por trás desse negócio?
A AutoForce foi fundada em 2015 por Tiago Fernandes, Isaiane de Mendonça, Clênio Luiz, Emanuel Campos. (Ao clicar, você vai pro LinkedIn deles).
📈 Recebeu investimentos?
- Late Seed: de R$ 2,3 milhões pela BR Angels e GV Angels (jun/2021).
🙋♂️🙋♀️ Maior desafio
“Escalar o time de vendas e produto para dominar o mercado de e-commerce de veículos no Brasil, e, dessa forma, aproveitar-se da vantagem do precursor por estar desenvolvendo um novo segmento dentro de uma indústria centenária e trilionária.”
💼 Vagas em aberto na empresa
Vagas remotas e presenciais aqui.
🔮 Nossa análise
A venda de carros 100% online já é uma realidade em países mais desenvolvidos e empresas de ponta. No Brasil, no entanto, não vemos tantas iniciativas como essa — ou seja, um oceano azul para a AutoForce.
Lá fora, como exemplo, quem manda bem nisso é a Tesla. A montadora permite que você customize seu carro no site e apenas passe o cartão para comprá-lo. Essa estratégia inovadora acaba com a necessidade de ter concessionárias enormes, grandes estoques de carros e vários vendedores.
- Para se ter uma ideia, a Tesla possui apenas showrooms em shoppings, onde as pessoas agendam test drive e olham os carros. Aqui vai um link legal de como são os tipos de entrega de um Tesla.
E a AutoForce? A empresa não vende carros e muito menos é uma montadora, mas pode se dar muito bem fornecendo a tecnologia para que seus clientes — vendedores de carros — comercializem seus veículos de forma totalmente online.
Com isso, a martech auxilia na transformação digital de concessionárias, revendedoras e multimarcas, que passam a ofertar seus produtos com maior eficiência, aumentando as vendas online.
- Na prática, é como se fosse a empresa pioneira em promover o e-commerce de carros no Brasil. risos.
Como um extra, a AutoForce também oferece integrações que tornam o processo de venda menos burocrático, uma vez que integra tudo na plataforma — como pagamento, CRM e tráfego.
Em relação aos riscos do negócio, fica aqui um questionamento: Será que as integrações são motivo suficiente para que a venda não seja feita fora da plataforma? O que impede os vendedores de fecharem por fora, para evitar a taxa?
- Pensando nisso, é preciso gerar muito valor para os clientes, de forma que seja mais vantajoso para eles fechar os negócios pela própria plataforma.
Esse valor tem que ser grande o suficiente, inclusive, para que as montadoras — que possuem um budget alto — optem pela solução da AutoForce ao invés de fazerem suas plataformas por conta própria.
Além disso, atualmente, as concessionárias de grandes montadoras são muito fortes no offline — canal por onde mais convertem. Isso faz com que a empresa enfrente outro grande desafio: mudar o hábito dos consumidores, para que passem a comprar carros online.
💸 Investiria nesse negócio?
Clique aqui e responda se você investiria nesse negócio. By the way, não se esqueça de nos seguir. Queremos bater 10 mil seguidores logo.
📚 Para aprofundar
- Artigo. Como surgiu a ideia da AutoForce?
- Vídeos. Canal do YouTube da AutoForce, com vários vídeos sobre o mercado automotivo.
- Artigo. A AutoForce no contexto de inovação do Nordeste.
🪤 Lembre-se: Nenhuma análise aqui é comprada ou possui interferência das empresas estudadas, é 100% independente. Caso queira enviar alguma empresa para que nosso time analisar, fique à vontade. É só clicar aqui.