Quando uma sĂ©rie faz sua empresa perder US$ 2 bi em valor de mercado 📉

Essa foi a realidade dos executivos da Peloton, depois que um episódio de uma determinada série foi lançado na semana passada pela HBO Max.

Alerta de spoiler sobre a sĂ©rie And Just Like That. Se vocĂȘ ainda nĂŁo assistiu e pretende ver, pule para a prĂłxima seção e deixe pra ler a parte do grĂĄfico depois.

First things first. Antes de mais nada, Ă© preciso que vocĂȘ saiba que a Peloton Ă© uma empresa americana que comercializa esteiras e equipamentos para exercĂ­cios — como bicicletas ergomĂ©tricas e esteira, alĂ©m de uma assinatura mensal de aulas online.

Dito isso, recentemente a HBO Max lançou uma continuação de sua famosa sĂ©rie “Sex and the City” — dos anos 1990 —, chamada “And Just Like That”. O lançamento ocorreu na quinta-feira passada, dia 9 de dezembro.

  • Agora vocĂȘ pode estar se perguntando: “TĂĄ, mas o que isso tem a ver com business?”

Aqui vai sua resposta
 🚮

Durante a sĂ©rie, o personagem Mr. Big (interpretado pelo ator Chris Noth — guarde este nome), sofre um ataque cardĂ­aco e morre — pouco depois de se exercitar em uma bicicleta da Peloton.

O fato fictĂ­cio gerou muita repercussĂŁo na mĂ­dia e abalou o mercado financeiro. As açÔes da empresa na bolsa de valores Nasdaq — que, com as pessoas em casa, haviam multiplicado por 5 durante a pandemia — despencaram 15% apĂłs o lançamento da sĂ©rie. Veja o grĂĄfico:

Como a Peloton reagiu a isso? đŸ„ƒ

Inicialmente, a empresa se pronunciou, alegando que o personagem tinha um “estilo de vida extravagante” — regado de bebidas e charutos —, que foi a causa de sua morte.

  • AlĂ©m disso, a Peloton defendeu que pode atĂ© ter ajudado a retardar o problema cardĂ­aco de Mr. Big.

Mas o pulo do gato veio poucos dias depois, quando, no Ășltimo domingo, dia 12 de dezembro, a Peloton soltou uma campanha publiciĂĄria genial, que certamente serĂĄ case de livros de negĂłcios por muitos anos, com o tĂ­tulo “He’s Alive”.

Clique aqui para assistir porque vale a pena.

Como foi a propaganda? Qual o impacto causado? 👀

Se sua preguiça te consumiu e vocĂȘ nĂŁo assistiu Ă  propaganda, ela basicamente retrata o ator Chris Noth vivo, dizendo Ă  sua instrutora fitness que se sente Ăłtimo, e quer dar um novo passeio — referindo-se Ă  bicicleta da Peloton.

  • Sim, em um comercial que foi gravado em apenas 48 horas, eles foram atrĂĄs do “Mr. Big da vida real” para ressucitĂĄ-lo e mostrar que ele estĂĄ bem. risos.

É claro que a empresa nĂŁo perdeu a oportunidade de ressaltar os benefĂ­cios do ciclismo Ă  saĂșde, tais como a redução do risco de doenças cardiovasculĂĄres.

O resultado? Parece que o mercado reagiu positivamente. Basta olhar o grĂĄfico e ver que o valor das açÔes da companhia voltou a subir no dia 13 — apĂłs a ação publicitĂĄria. Ponto para a Peloton.

Takeaway 💭

Mais importante do que o que acontece, Ă© como vocĂȘ reage — na vida ou nos negĂłcios. A Peloton deu uma aula de adaptabilidade e, por meio de uma execução extremamente rĂĄpida, a empresa foi capaz de reverter o impacto negativo que um fator externo (sĂ©rie lançada) gerou em seus negĂłcios para dar a volta por cima.

PS: Nem sempre a baixa ou alta do mercado estå ligada a fatores intrínsecos da companhia e esse também é um bom aprendizado. Antes de sair tomando decisÔes sobre seus investimentos, lembre-se que o buzz pode gerar decisÔes irracionais.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que vocĂȘ precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

MUNDO

Dinamarca volta ao antigo normal

Que marco. Em um momento de recorde de casos de COVID, a Dinamarca resolveu fazer o contrårio do esperado, suspendendo as restriçÔes

ECONOMIA

Biden vai regular as criptomoedas? 

É
 Os investidores de criptomoedas estĂŁo mais tensos do que vocĂȘ quando alguĂ©m te diz: precisamos conversar. Existe uma grande expectativa

DICAS

Chegou a hora de curtir

Chegou a sexta-feira
 Tem que respeitar o momento do descanso. Tem hora pra tudo e esperamos que vocĂȘ tire seu tempo