Mais um golaço do fenômeno?

Um marco histórico para o Brasil. No final de semana, o ícone Ronaldo Fenômeno anunciou um movimento jamais visto na história do futebol brasileiro ao comprar 90% do Cruzeiro, um dos times mais tradicionais da América Latina.

What? É isso mesmo. O ex-jogador, que tem uma fortuna superior a US$ 1 bilhão de dólares, decidiu comprar 90% das ações do time por 400 milhões de reais, tornando-se o novo controlador do Cruzeiro SAF — já vamos te explicar.

Sociedade Anônima de Futebol. O Cruzeiro foi o primeiro clube a aproveitar uma nova lei brasileira, que permite que clubes se tornem empresas — quase como aquelas que você vê na Bolsa — ao invés de Associações.

  • Apenas para facilitar sua compreensão, pense que, agora, os clubes podem ser “privatizados”, não dependendo mais de um modelo jurídico antigo e engessado.

O que Ronaldo está comprando? O controle de um dos times mais vitoriosos e endividados do país, com mais de 9 milhões de torcedores, que vem sofrendo na Série B há dois anos por problemas de gestão e corrupção.

PS: Além do investimento, Ronaldo será responsável solidário pela dívida de mais de um bilhão do time.

Por que isso importa? 👀

Além de ser uma negociação envolvendo o Fenômeno e um time extremamente tradicional, o movimento vai encorajar outros times e empresários a fazerem o mesmo.

  • O Brasil possui cerca de 656 clubes de futebol profissional, o que representaria, aproximadamente, 15% dos clubes existentes no mundo, e a dívida dos 20 clubes mais endividados — incluindo o Cruzeiro — soma +R$ 10 bilhões.

Zoom out: Analistas, advogados e até mesmo os Faria Limers já consideram que a compra do Cruzeiro — e inauguração do formato de financiamento por investidores externos — possa ser o ponta-pé da maior transformação do futebol brasileiro nos últimos 100 anosGolaço do R9 ou furada? risos.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

MUNDO

Dinamarca volta ao antigo normal

Que marco. Em um momento de recorde de casos de COVID, a Dinamarca resolveu fazer o contrário do esperado, suspendendo as restrições

DICAS

Chegou a hora de curtir

Chegou a sexta-feira… Tem que respeitar o momento do descanso. Tem hora pra tudo e esperamos que você tire seu tempo