A desigualdade vacinal no Brasil

Uma estatística intrigante. Segundo um estudo da Fiocruz, só 16% dos municípios brasileiros têm mais de 80% da população com o esquema vacinal completo.

O que isso signfica? Os percentuais de vacinação do Brasil não estão espalhados pelo território da mesma forma. Regiões e cidades diferentes do país têm números diferentes, e isso é um problema socio-econômico.

​​Explicamos… A mesma pesquisa constatou que os locais que menos vacinaram são os mesmos com baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Nem toda correlação quer dizer algo, mas essa parece interessante…

Um exemplo: Na região Sul, 30% dos municípios têm mais de 80% da população com esquema de vacinação completo. Enquanto isso, no norte, o percentual de + 80% vacinados é de 1,1%.

  • Nos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Roraima e Sergipe, nenhum município tem mais de 80% da população imunizada.

Por que isso é relevante? Já ficou claro — valeu pelo insight, Ômicron — que locais com baixa cobertura de vacinação não só se tornam um risco para a população local mas também viram o paraíso para o surgimento de novas variantes. Para colocar atenção…

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

MUNDO

Dinamarca volta ao antigo normal

Que marco. Em um momento de recorde de casos de COVID, a Dinamarca resolveu fazer o contrário do esperado, suspendendo as restrições

DICAS

Chegou a hora de curtir

Chegou a sexta-feira… Tem que respeitar o momento do descanso. Tem hora pra tudo e esperamos que você tire seu tempo