O Burnout foi para outro patamar

Mudou de categoria. A síndrome do esgotamento profissional — o famoso Burnout — vai passar a ser categorizado pela OMS, a partir de 1º de janeiro de 2022, como doença ocupacional.

  • Vamos ao conceito para você entender melhor: Doença ocupacional é aquela que o trabalhador adquire em razão da sua atividade profissional.

A relevância, mais do que uma classificação em si, é que a mudança é um alerta e tanto para as empresas — afinal, é de onde vem a doença, o que abre espaço para pedidos de indenização, por exemplo.

Pode ser, inclusive, que a nova categorização faça com que as companhias e os cargos de chefia redobrem seus cuidados com saúde mental, como, por exemplo…

  • Mais atenção às horas extras;
  • Cuidado com o acúmulo de funções;
  • Cautela nos formatos de cobrança.

Um fato pra fechar: A concessão de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez por transtornos mentais e comportamentais bateu recorde em 2020. Uma exclusividade do ano pandêmico ou o mal do século?

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

CHAMPS

A primeira parte já foi

As competições sul-americanas tiveram os primeiros jogos do mata-mata nesse meio de semana. Com jogos cheios de situações interessantes, foi estabelecida uma marca incrível e

CHAMPS

A maior competição do ano

A rainha das provas do ciclismo começa hoje, em Copenhagen. O Tour de France é a maior competição do calendário do mundial, aliando glamour,

CHAMPS

Alívio no meio do furacão

A crise financeira ficou tão fora de controle, que o Barcelona teve que ver o maior jogador da sua história ir embora.

CHAMPS

Onde tudo começou

Nesse final de semana, acontecerá a nona etapa da Fórmula 1 em 2022, com o GP da Inglaterra. O circuito escolhido

MUNDO

Sinal de alerta nos Estados Unidos

Os economistas estão atentos. Foram divulgados, ontem, os gastos dos consumidores dos EUA em maio, trazendo más notícias — o PIB da maior economia