Tem até #Vacinajá. O Governo de São Paulo divulgou, ontem, imagens da carteirinha de vacinação contra a COVID para crianças de 5 a 11 anos.
No entanto, o início da campanha de vacinação infantil depende de novas medidas do governo federal. Segundo o Ministério da Saúde, a vacinação desse público pode ter início ainda em janeiro.
Explicando a novela…
- Em novembro, a Anvisa autorizou o uso da Pfizer contra a COVID em crianças de 5 a 11 anos no Brasil.
- Mesmo com a autorização da agência, o governo federal optou por realizar uma consulta pública sobre a vacinação de crianças — daquelas que rodam nos grupos de WhatsApp — e defendeu a exigência de prescrição médica para a faixa etária.
- Indo contra as recomendações do Ministério da Saúde, 17 estados e o DF informaram que não seguirão a exigência de pedido médico para vacinação.
- No meio da confusão, São Paulo divulgou a carteirinha de vacinação, em uma sinalização de que vai exigir o comprovante — e instaurou o caos de vez. risos.
Enquanto isso… 15 nações já começaram a vacinar os menores de 12 anos contra o coronavírus, incluindo EUA, China, Alemanha, França, Argentina, Cuba, Chile e Israel. 🌎
Zoom out: Não sabemos qual será a decisão, mas, na prática, a polêmica cria uma desconfiança da população nas instituições e enfatiza o cabo de guerra do governo federal e dos estados em relação ao que é certo no que diz respeito à COVID-19.