Dessa vez, foi o minério que pesou

Terça-feira de queda. Ontem, o Ibovespa — o principal índice acionário do mercado brasileiro — caiu 0,65%, aos 104.864 pontos.

  • Quais foram os motivos? O principal foi o preço da tonelada do minério, que recuou mais de 3% na China. Como consequência, ações de empresas ligadas ao minério, como mineradoras e siderúrgicas, acabaram no negativo.

Além disso, o Ibovespa foi afetado pelos dados macroeconômicos, e pela performance do exterior. Sejamos mais específicos, né?

📊 Dados macroeconômicos: Apesar do desemprego ter caído de 12,6% para 12,2%, a renda média do trabalho é a menor da série histórica, que começou em 2012. Além disso, a confiança dos setores de comércio e de serviços caíram.

🌎 Exterior: Embora tenham aberto em alta, os índices S&P 500 e Nasdaq fecharam em queda, por causa da aversão dos investidores ao risco nessa contagem regressiva para 2022. Deixa pro ano que vem…

E o dólar? A moeda americana ficou quase estável. No final do dia, a alta foi de meros 0,02%, cotada a R$ 5,639.

COMPARTILHE

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

BIZNESS

“Crédito ou Débito?”

(Imagem: Giphy | Reprodução) Crédito. Essa parece ser a resposta preferida dos americanos. O inimigo das finanças pessoais está de