Feriados 2022 — ruim para você, bom para o comércio

Tem gente reclamando. calendário de 2022 terá apenas 1 feriado prolongado, o de Paixão de Cristo, que cai numa sexta-feira. Para a tristeza de muitos, 1 feriado cairá no sábado, 2 no domingo — incluindo o Natal — e 3 na quarta-feira. Pode ir dando adeus à enforcada do dia útil. risos.

  • Deve ter leitor torcendo o nariz agora, mas a verdade é que a notícia aqui é boa.

Como assim? Com menos feriados, o prejuízo do comércio será o menor dos últimos 7 anos. Considerando o calendário, a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) projeta 22% menos prejuízos em relação ao ano de 2021.

Explicando melhor… O cálculo da CNC é que cada feriado em dia útil gera um prejuízo de R$ 2,46 bilhões ao varejo. Quando um feriado cai num domingo, o comércio é poupado de incorrer em um custo de operação maior.

  • Que custo seria este? Quando há uma compensação pelo trabalho no feriado, na semana seguinte, o comércio é obrigado a pagar a hora trabalhada em dobro. Ou seja, quanto mais feriados caindo de segunda a sábado, maior tende a ser o prejuízo do varejo.

Curiosidade: Nos Estados Unidos e na Inglaterra, quando um feriado cai no sábado ou domingo, ele é “transferido” para dias da semana. Nada mal para quem gosta de dar aquela emendada. risos.

🗓️ Clique para conferir o calendário de 2022 e planejar sua folga — ou organizar as vendas do seu negócio.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ