Marketplace de alimentos orgânicos​

💰 Modelo de negócios

A Orgü é uma foodtech que ajuda os consumidores a encontrarem alimentos saudáveis com mais facilidade, em um mundo onde os industrializados e ultraprocessados são muito mais disponíveis do que comidas saudáveis.

  • A empresa possui um marketplace que reúne diversos alimentos, bebidas, temperos, shakes e snacks saudáveis.

Para obter sua receita, a Orgü realiza vendas diretas ao consumidor, oferecendo pratos de alimentos orgânicos, prontos para esquentar e comer, cujo valor varia de R$19,90 a R$44,90, além outros produtos próprios da marca, como bebidas.

Além disso, eles comercializam produtos de outras marcas, obtendo um percentual sobre as vendas de produtos de terceiros (assim como faz o Mercado Livre ou o Magalu, por exemplo).

👫 Quem está por trás desse negócio?

A Orgü foi fundada em março de 2019 por Luciano Touguinha, André Galante e Rosi Rodrigues. (Ao clicar, você vai pro LinkedIn deles).

📈 Recebeu investimentos?

  • Investimento Anjo: de R$ 2,5 milhões (2020).

🙋‍♂️🙋‍♀️ Maior desafio

Expansão geográfica (de 5 capitais para 10); aumento de 250 SKUs* para 500, com marcas parceiras, e melhorias na máquina de vendas e relacionamento para melhorar a relação LTV/CAC.

Com isso, nos posicionar como um empório digital consolidador do mercado de alimentação saudável e sustentável no Brasil.

*SKU: Stock Keeping Unit (Unidade de Manutenção de Estoque, em portugês) é um código identificador único de determinado produto, sendo utilizado para controlar e armazenar o estoque. No caso, são os diferentes produtos oferecidos no marketplace da Orgü.

💼 Vagas em aberto na empresa

Veja as vagas clicando aqui.

🔮 Nossa análise

A produção de alimentos orgânicos (livres de agrotóxicos e não-transgênicos) vem crescendo mais de 20% ao ano. No entanto, o crescimento é inferior à demanda — o que é impulsionado pelo fato de que 70% da nossa produção de orgânicos é exportada para a Europa.

O brasileiro aderiu à onda da comidas naturais e orgânicas. Nós já somos o 4º colocado em consumo de alimentos saudáveis no ranking global, movimentando 35 bilhões de dólares por ano.

Desde janeiro do ano passado, o número de produtores orgânicos cresceu mais de 10%. O avanço também foi registrado no campo: são 1 milhão de hectares de área com produção orgânica, somando mais de 30 mil unidades de produção. Números animadores para a Orgü, hein?

  • Embora o negócio tenha competidores relevantes, como LivUp, ProntoChef e Beleaf, por focar sua imagem nos orgânicos, a empresa se posiciona no mercado em um segmento diferente das outras, o que pode tirá-la da guerra de preços existente no meio.

Pensando nas oportunidades, não faltam dados que mostrem que a produção de orgânicos tende a aumentar, o que é muito benéfico para a empresa, visto que isso tende a reduzir os preços e, consequentemente, os custos de produção de marmita da Orgü, aumentando sua margem.

Ao fortificar seu marketplace e aumentar a gama de produtos oferecidos, a empresa pode tornar-se muito mais interessante para os clientes. Pare pra pensar… É bastante conveniente comprar, além das suas refeições orgânicas (marmitas), diversos outros alimentos saudáveis em um só lugar.

Por outro lado, os produtos orgânicos ainda são bem caros e pouco acessíveis para a maior parte da população. Como lidar com a escala, tendo em vista que o mercado ainda não é tão grande?

Além disso, é essencial garantir que os produtos parceiros são realmente bons e que vão chegar aos clientes em perfeito estado — o que não é tão simples assim. Caso algo dê errado, é a credibilidade da Orgü que está em jogo.

  • Portanto, a empresa também deve enfrentar o desafio de garantir a qualidade dos produtos entregues pelos parceiros.

O que você faria se fosse o CEO? 🤔

Ler é fácil, difícil é fazer. Nos conte aqui o que você faria se estivesse no lugar dos founders. Qual seria sua estratégia, plano de ação, etc?

📚 Para aprofundar

🪤 Lembre-se: Nenhuma análise aqui é comprada ou possui interferência das empresas estudadas, é 100% independente. Caso queira enviar alguma empresa para que nosso time analisarfique à vontade. É só clicar aqui.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

MUNDO

Dinamarca volta ao antigo normal

Que marco. Em um momento de recorde de casos de COVID, a Dinamarca resolveu fazer o contrário do esperado, suspendendo as restrições

DICAS

Chegou a hora de curtir

Chegou a sexta-feira… Tem que respeitar o momento do descanso. Tem hora pra tudo e esperamos que você tire seu tempo