Deu ruim. Imagine ficar horas esperando para viajar em um cruzeiro e receber um comunicado de que o embarque foi suspenso. Foi isso o que aconteceu com mais de 2 mil passageiros ontem, no Porto de Santos, a espera do MSC Splendida.
O motivo? Nos últimos dias, dezenas de casos de COVID-19 foram confirmados em cruzeiros pelo país, o que fez com que a Anvisa agisse.
- A agência impôs algumas medidas para apurar infrações sanitárias e já recomendou a suspensão provisória da temporada de navios de cruzeiro no Brasil.
A situação se parece com alguns casos vistos ainda em 2020 e marca um início de ano sem a normalidade no setor do turismo. Mais dois exemplos…
- MSC Preziosa: O cruzeiro atracou ontem com 28 casos confirmados a bordo. Agora, o navio vai passar por uma investigação epidemiológica.
- Costa Diadema: Depois de alguns testes positivos dentro do navio, os viajantes da embarcação precisaram fazer um lockdown em alto mar — todas as atividades não-essenciais foram proibidas a bordo.
E agora? Se forem provadas irregularidades nas embarcações, os responsáveis serão penalizados, e o Ministério da Saúde vai receber, hoje, novos dados da Anvisa para justificar a recomendação de interromper a temporada. É… 2022 já começou agitado.