Ajudando outros negócios em sua transformação digital

💰 Modelo de negócios

A BossaBox fornece equipes de TI remotas para outras empresas, resolvendo o problema da dificuldade de encontrar alternativas online e confiáveis para desenvolver software customizado.

A empresa possui uma plataforma que conecta clientes (empresas) a desenvolvedores de software e squads de desenvolvimento (squad on demand). Esses squads são recomendados pela própria BossaBox e seguem a metodologia de desenvolvimento deles.

Para obter sua receita, a BossaBox cobra uma taxa mensal das empresas clientes. Além disso, fica com 30% do valor cobrado por projeto.

👫 Quem está por trás desse negócio?

A BossaBox foi fundada em agosto de 2016 por André Abreu, Eduardo Thomas Koller, Jessica Muniz e João Zanocelo. (Ao clicar, você vai pro LinkedIn deles).

 📈 Recebeu investimentos?

  • Rodada de R$ 1,6 milhão: Pre-Seed, liderada pela Redpoint Eventures (2019).
  • Rodada de R$ 8 milhões: composta pelos fundos Astella Investimentos, Redpoint Eventures e MIT Angels (2020).

🙋‍♂️🙋‍♀️ Maior desafio

Mudar para sempre as relações de trabalho no setor de tecnologia, criando a oferta mais humana e eficiente para capacitar as pessoas que constroem as iniciativas digitais que impactam positivamente o mundo em que vivemos.”

💼 Vagas em aberto na empresa

Você pode saber mais aqui.

🔮 Nossa análise

Estudos mostram que a demanda por profissionais de tecnologia entre 2021 e 2025 será de 800 mil profissionais — mais de 150 mil por ano. Atualmente, o número de profissionais disponíveis é de apenas 50 mil.

Juntamente a isso, quase 80% das empresas brasileiras estão desenvolvendo ou já implementaram uma estratégia de digitalização de seus negócios. A conta não fecha. A necessidade de profissionais de tecnologia é muito maior do que a disponibilidade.

  • A dor é real e muito grande, ou seja, o serviço oferecido pela BossaBox é essencial e o mercado em que atua é extremamente promissor.

A plataforma da empresa é bastante atrativa aos profissionais de tecnologia. Um dos principais pontos que contribui para isso é o fato de que a BossaBox oferece aos profissionais de tecnologia a segurança de que serão pagos nos prazos combinados.

  • Segundo o CEO André Abreu, isso é algo que não ocorre com frequência no setor — o que deve ser uma grande preocupação dos desenvolvedores.

De acordo com os fundadores da empresa, através de sua plataforma é possível formar um time de software em horas. Segundo os mesmos, montar um time interno demora meses.

Como a BossaBox faz isso? São mais de 18 mil desenvolvedores em sua plataforma, ou seja, há uma gama de profissionais grande o suficiente para resolver esse problema de forma mais rápida.

O futuro de todas as empresas passa pela tecnologia. É um caminho sem volta que o mundo está seguindo. Isso faz com que os negócios precisem passar por transformações digitais — o que a BossaBox viabiliza.

Pontos de atenção: considerando a grande quantidade de profissionais na plataforma da empresa, não há como negar a dificuldade em manter um padrão de qualidade e entrega elevado. Como garantir isso?

  • E como garantir que a seleção desses profissionais será suficientemente boa? Será que os testes aplicados pela empresa atualmente bastam por si só?

Além disso, um outro desafio pode ser a retenção. Após um profissional apresentar um bom desempenho, o que impede a empresa cliente de contratá-lo com exclusividade? Isso pode fazer a BossaBox perder alguns de seus melhores talentos.

Cabe à empresa criar meios de evitar — ou ao menos amenizar — esse risco. Para isso, é essencial gerar valor suficiente para que as duas pontas permaneçam na plataforma, de forma a não perder desenvolvedores nem clientes.

O que você faria se fosse o CEO? 🤔

Ler é fácil, difícil é fazer. Nos conte aqui o que você faria se estivesse no lugar dos founders. Qual seria sua estratégia, plano de ação, etc?

📚 Para aprofundar

🪤 Lembre-se: Nenhuma análise aqui é comprada ou possui interferência das empresas estudadas, é 100% independente. Caso queira enviar alguma empresa para nosso time analisar, fique à vontade. É só clicar aqui.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ