Baita ideia. Um aplicativo lançado no Brasil em 2018 está fazendo pelos guarda-chuvas o que o Citi Bike fez pelas bicicletas em Nova Iorque — a Rentbrella, uma startup de compartilhamento de guarda-chuvas.
Quem nunca percebeu que esqueceu sua sombrinha em casa e precisou comprar uma no desespero? Pensando nisso, a Rentbrella está montando 35 estações, em Manhattan e no Brooklyn, com 100 guarda-chuvas cada.
- Funciona assim… Através do app, os nova-iorquinos escaneiam um código para desbloquear o guarda-chuva e devolvem no dia seguinte, onde preferirem.
Os aluguéis são gratuitos nas primeiras 24 horas e, claro, mais baratos que comprar uma sombrinha. No segundo dia, a cobrança é de US$ 2, no terceiro, de mais US$ 2 e, após quatro dias, passa para US$ 16 sem precisar devolver.
Como as taxas são baixas, a Rentbrella já está de olho em outra fonte de receita — os anúncios. A empresa planeja dominar os guarda-chuvas da cidade e vender propagandas estampadas neles.
- Em São Paulo, a empresa já tem quase 400 postos e lucra com os anúncios da Unimed. Paulistanos, já viram a Rentbrella por aí?
Zoom Out: Negócios interessantes surgem de dores do dia a dia e a grande fonte de receita muitas vezes não será a mais óbvia num primeiro momento. O que mais seria legal por alugar em momentos de desespero?