Biden vai contra as BIG MEAT

Dos criadores do antitruste das BIG TECH, chegaram as sanções às BIG MEAT. Nessa semana, o governo de Joe Biden anunciou uma medida bilionária para reduzir a forte concentração no setor de processamento de carnes.

  • Joe vai injetar US$ 1 bilhão para expandir a capacidade de pequenas empresas do ramo, visando aumentar a concorrência no setor ultraconcentrado.

Por quê? Acredita-se que com um mercado mais competitivo, os consumidores terão mais opções com preços mais acessíveis. Para se ter uma noção, quatro grandes companhias controlam 85% do mercado de carne bovina nos EUA.

O momento: Os preços da carne subiram 16% na comparação anual em novembro, e o governo acredita que esse aumento está indo além da inflação — por isso, pretende dar um basta.

Por outro lado, há economistas que afirmam que essa “culpa” não faz sentido, já que os preços mais altos também são resultados da falta de trabalhadores — lembra-se da Grande Renúncia? — e das dificuldades da cadeia de suprimento.

De uma forma ou de outra, repreender comportamentos anticompetitivos é algo que Biden parece gostar de fazer. “Mais concorrência, menos monopólios”.

Nota de rodapé: A decisão afetou as ações da Marfrig e da JBS, duas companhias brasileiras, já que 75% das receitas de ambas vem das vendas de carne nos EUA.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

CHAMPS

A primeira parte já foi

As competições sul-americanas tiveram os primeiros jogos do mata-mata nesse meio de semana. Com jogos cheios de situações interessantes, foi estabelecida uma marca incrível e

CHAMPS

A maior competição do ano

A rainha das provas do ciclismo começa hoje, em Copenhagen. O Tour de France é a maior competição do calendário do mundial, aliando glamour,

CHAMPS

Alívio no meio do furacão

A crise financeira ficou tão fora de controle, que o Barcelona teve que ver o maior jogador da sua história ir embora.

CHAMPS

Onde tudo começou

Nesse final de semana, acontecerá a nona etapa da Fórmula 1 em 2022, com o GP da Inglaterra. O circuito escolhido

MUNDO

Sinal de alerta nos Estados Unidos

Os economistas estão atentos. Foram divulgados, ontem, os gastos dos consumidores dos EUA em maio, trazendo más notícias — o PIB da maior economia