O fim (ou quase) da polêmica. Ontem, o Ministério da Saúde divulgou as regras para a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a COVID-19, abrindo mão da exigência de receita médica.
- Basta a criança estar acompanhada de seus pais ou responsáveis na hora de aplicação para receber a agulhada no braço. risos.
Ainda segundo o Ministério, neste mês, o Brasil deve receber 3,7 milhões de doses pediátricas — em dose menor —, e a imunização vai acontecer dos mais velhos para os mais novos.
Além disso, crianças quilombolas, indígenas, com comorbidade ou deficiência permanente têm preferência.
Por que é relevante? O Brasil tem cerca de 20,5 milhões de crianças nessa faixa etária, que estarão mais protegidas em um momento crítico da pandemia.
Isso porque a Ômicron vem se espalhando pelo país — você deve conhecer pelo menos um, senão vários, amigos testando positivo nos últimos dias. Só para se ter uma ideia da situação, a média móvel de casos no Brasil subiu 318% ontem.
Para ficar atento 👀
- No estado de SP, as novas internações por COVID dobram em 23 dias;
- Em Pernambuco, por causa de gripe e COVID, os pedidos por leitos subiram 858% em duas semanas e a ocupação de UTIs voltou a nível de junho de 2021
- No Rio, 41% dos testes estão sendo positivos.
Com isso… 🎭❌
Parece que o brasileiro curtiu o Réveillon como se não houvesse Carnaval — e agora pode não ter mesmo. A prefeitura do Rio já cancelou o carnaval de rua e, em SP, 250 blocos já disseram que não vão participar. No total, 11 capitais já desistiram da festa.