É hora de liberar o autoteste por aqui?

Se você morasse no Reino Unido e quisesse saber se está com COVID-19, você poderia preencher uma ficha online e, alguns dias depois, receberia caixas de testes em casa, para que você mesmo os fizesse.

Longe do dênius querer que Brasil seja UK, mas… Existe uma discussão importante no momento sobre a liberação de autotestes em território nacional, e o maior empecilho não é a eficácia desses testes “caseiros”, mas sim a burocracia.

Como assim? Muito embora a tecnologia exista e você possa ter o mesmo teste que um britânico ou americano tenha em sua casa, no Brasil, a venda de testes que possam ser realizados por pacientes é vedada pela Anvisa, salvo algumas exceções.

  • A lógica da proibição é que algumas doenças infecciosas, como é o caso da COVID-19, exigem uma notificação às autoridades para fins de controle.

Qual a discussão, então? 🤨

Infectologistas, já no mês de dezembro, previam o aumento de casos e testes no Brasil depois das festividades, como está acontecendo agora e, com a combinação de gripes e Influenza, postos de saúde e hospitais estão vendo a ocupação aumentar rapidamente.

👍 Ao testar em casa, uma pessoa pode saber como proceder de acordo com o resultado, evitando uma ida ao hospital ou pronto-atendimento se verificar que não está “coronada”.

👎 Há a possibilidade — mesmo que remota — de erro humano no ato da realização e a notificação dos casos pode se tornar mais complexa do que já é.

De qualquer maneira…

Com os confirmados brasileiros quadruplicando desde o réveillon, a discussão ganhou força e os causídicos — juristas e advogados — entraram em cena: a norma que proíbe a comercialização possui uma exceção explícita, em que a Anvisa e o Ministério da Saúde poderiam autorizar.

Nenhuma dos órgãos se manifestou até agora e, apesar da OMS também não ter um parecer oficial sobre a utilização, o próprio governo americano começou estimular a autotestagem, disponibilizando +500 milhões de unidades gratuitas para a população. Te informaremos sobre qualquer novidade…

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

MUNDO

Dinamarca volta ao antigo normal

Que marco. Em um momento de recorde de casos de COVID, a Dinamarca resolveu fazer o contrário do esperado, suspendendo as restrições

DICAS

Chegou a hora de curtir

Chegou a sexta-feira… Tem que respeitar o momento do descanso. Tem hora pra tudo e esperamos que você tire seu tempo