Que situação. Protestos violentos tomaram conta do Cazaquistão nos últimos dias, resultando na renúncia do governo e na declaração de estado de emergência, além do envio de tropas lideradas pela Rússia para tentar conter os distúrbios.
Antes de mais nada, quais os motivos dos protestos?
A população decidiu ir às ruas, inicialmente, movida pela insatisfação com os preços dos combustíveis e do gás, somada ao descontentamento generalizado com o governo autocrático — corrupção, pobreza, desemprego, padrões de vida etc…
Apesar dos recursos naturais do país terem criado uma pequena elite extremamente rica, muitos cazaques se sentem deixados para trás.
- Com os manifestantes nas ruas, o país, que é uma ex-nação soviética rica em petróleo, entrou em crise.
O aeroporto da maior cidade do país foi invadido, bem como prédios do governo, e o escritório administrativo da cidade foi incendiado. Em meio a tudo isso, mortes, um apagão da internet e edifícios danificados.
A situação atual:
O país está em estado de emergência, com toque de recolher e restrições, além de equipes militares espalhadas pelo território. Além disso, o preço do gás foi reduzido, na tentativa de estabilizar a situação do país. Mas isso não foi suficiente, e os protestos continuam.
A relevância para o mundo 🌎
O Cazaquistão é o nono maior país do mundo, com muitos recursos naturais, sendo uma área importante para companhias como ExxonMobil, Shell e Chevron.
A nação também é a principal fornecedora global de metal radioativo e, como se não bastasse, é o segundo maior país de mineração de Bitcoin. Com o corte da Internet, grande parte da mineração ficou offline, afetando a criptomoeda. Nem imaginava, né?