O que está acontecendo no Cazaquistão?

Que situação. Protestos violentos tomaram conta do Cazaquistão nos últimos dias, resultando na renúncia do governo e na declaração de estado de emergência, além do envio de tropas lideradas pela Rússia para tentar conter os distúrbios.

Antes de mais nada, quais os motivos dos protestos?

A população decidiu ir às ruas, inicialmente, movida pela insatisfação com os preços dos combustíveis e do gás, somada ao descontentamento generalizado com o governo autocrático — corrupção, pobreza, desemprego, padrões de vida etc…

Apesar dos recursos naturais do país terem criado uma pequena elite extremamente rica, muitos cazaques se sentem deixados para trás.

  • Com os manifestantes nas ruas, o país, que é uma ex-nação soviética rica em petróleo, entrou em crise.

O aeroporto da maior cidade do país foi invadido, bem como prédios do governo, e o escritório administrativo da cidade foi incendiado. Em meio a tudo isso, mortes, um apagão da internet e edifícios danificados.

A situação atual:

O país está em estado de emergência, com toque de recolher e restrições, além de equipes militares espalhadas pelo território. Além disso, o preço do gás foi reduzido, na tentativa de estabilizar a situação do país. Mas isso não foi suficiente, e os protestos continuam.

A relevância para o mundo 🌎

O Cazaquistão é o nono maior país do mundo, com muitos recursos naturais, sendo uma área importante para companhias como ExxonMobil, Shell e Chevron.

A nação também é a principal fornecedora global de metal radioativo e, como se não bastasse, é o segundo maior país de mineração de Bitcoin. Com o corte da Internet, grande parte da mineração ficou offline, afetando a criptomoeda. Nem imaginava, né?

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ