O período de quarentena diminuiu

Novidade. Depois do ensaio da semana passada, o Ministério da Saúde realmente anunciou a redução da quarentena de 10 para 7 dias para pessoas com casos leves e moderados do coronavírus.

  • Casos leves e moderados representam a maioria (80%) das incidências da doença, em que não há necessidade de internação ou até sem medicamento.

Como vai funcionar agora? 🦠

1) Assintomáticos: A quarentena mínima será de 5 dias para quem estiver sem problemas respiratórios, sem febre e sem uso de remédio antitérmico nas 24 horas anteriores.

  • Para isso, é necessária apresentação de teste de RT-PCR ou de antígeno com resultado negativo no 5º dia para liberação. Se aqui for positivo — o que pode acontecer — deve esperar mais 5.

2) Assintomáticos sem teste: Aos que não tiverem sintomas, mas não quiserem fazer o teste no 5ª dia, basta esperarem o 7º dia completo — e não mais o 10º — para sair de casa. Dois dias a mais ou ~R$ 150 a menos. risos.

3) Sintomáticos: Esse é o caso daqueles que, depois de 7 dias, ainda apresentam sintomas. Nesse caso, a recomendação é que espere os 10 dias por excesso de segurança.

Há controvérsias na comunidade… 👨🏽‍⚕️👩🏻‍⚕️

Alguns especialistas afirmam que responder acerca da transmissibilidade de uma nova cepa demanda tempo e temem faltar dados para que a redução do prazo de isolamento seja feita de forma segura.

Por outro lado… A sugestão da Saúde acompanha o recomendado pelo Reino Unido e pelo CDC dos Estados Unidos, que reduziu o tempo de isolamento de 10 para 5 dias nos casos assintomáticos. Veja a explicação na íntegra aqui.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

MUNDO

Dinamarca volta ao antigo normal

Que marco. Em um momento de recorde de casos de COVID, a Dinamarca resolveu fazer o contrário do esperado, suspendendo as restrições

DICAS

Chegou a hora de curtir

Chegou a sexta-feira… Tem que respeitar o momento do descanso. Tem hora pra tudo e esperamos que você tire seu tempo