E-S-G. Depois de muitas críticas, a gigante Edelman — do segmento de relações públicas — anunciou que não vai deixar de trabalhar com a ExxonMobil e a Shell, duas também gigantes petroleiras.
- Qual a confusão? ESG é uma avaliação de uma empresa levando em conta fatores sociais, ambientais e governamentais, cada vez mais importantes dentro do mercado.
Como sabemos, exploradoras de combustíveis fósseis não são lá as mais sustentáveis — para sermos bem amigáveis —, o que levou ativistas a criticarem a Edelman por trabalhar com essas companhias.
Recentemente, houve uma onda de cabeças criativas e agências publicitárias se comprometendo a não trabalhar com empresas de combustíveis fósseis, mostrando um racional de “meio-ambiente acima do dinheiro”.
As críticas para a Edelman, no entanto, não adiantaram. O CEO da empresa disse que pretende ajudar a organização a reconhecer a importância das mudanças climáticas, recusando-se a fechar as portas para ExxonMobil e a Shell.
Zoom Out: A questão divide opiniões. Elaborar campanhas para empresas poluentes diz algo sobre o caráter de uma agência publicitária? Deve-se negar clientes por suas práticas ou ajudá-los a se posicionarem? Perguntas sem uma resposta definida.