A ideia da França para combater a polarização

Uma experiência democrática. Os extremos políticos são uma realidade em todo mundo, e a França está querendo testar um modelo diferente de processo eleitoral para ir contra a polarização, buscando o consenso.

Explicando a ideia…

Conhecido como voto preferencial, cada eleitor avalia os candidatos como “muito bom”, “bom”, “regular”, “suficiente”, “insuficiente” ou “ruim”.

  • Depois dos votos, é calculada a classificação mediana de cada candidato, dividindo o eleitorado em duas partes, como no pontilhado da figura abaixo.

A melhor classificação mediana vence, sendo aquele com mais preferências e menos rejeições.

Para ilustrar:

Nesse caso, o vencedor seria o candidato A, com a maior menção positiva.

Por enquanto, é apenas uma experiência não oficial que será adotada pela Primária Popular, mas que pode se tornar uma demanda da população.

Zoom Out: Em países como a França e o Brasilo vencedor pode ser eleito no segundo turno com uma margem pequena, sendo rejeitado até mesmo pela maioria da população, a depender da quantidade de votos inválidos.

  • Imagine 500 votos em um segundo turno. O candidato A tem 230, o B tem 220 e 50 votam nulo. O candidato A vence com 230, mesmo não sendo o escolhido por 270.

Nesse sistema, em vez de ter um grupo restrito de eleitores e tentar combater o outro lado, os políticos têm que convencer a maioria de que é um candidato possível.

Dessa forma, o presidente pode não ser idolatrado por muitos, mas não será odiado por muitos outros, garantindo maior governabilidade e união. Será que faria sucesso por aqui? risos.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

CHAMPS

A primeira parte já foi

As competições sul-americanas tiveram os primeiros jogos do mata-mata nesse meio de semana. Com jogos cheios de situações interessantes, foi estabelecida uma marca incrível e

CHAMPS

A maior competição do ano

A rainha das provas do ciclismo começa hoje, em Copenhagen. O Tour de France é a maior competição do calendário do mundial, aliando glamour,

CHAMPS

Alívio no meio do furacão

A crise financeira ficou tão fora de controle, que o Barcelona teve que ver o maior jogador da sua história ir embora.

CHAMPS

Onde tudo começou

Nesse final de semana, acontecerá a nona etapa da Fórmula 1 em 2022, com o GP da Inglaterra. O circuito escolhido

MUNDO

Sinal de alerta nos Estados Unidos

Os economistas estão atentos. Foram divulgados, ontem, os gastos dos consumidores dos EUA em maio, trazendo más notícias — o PIB da maior economia