Conheça a Refood 🧐
A Refood é um app que conecta estabelecimentos com excedente de alimentos à clientes do bairro, interessados em comprar comida por 1/3 do preço cheio — em janelas de horários definidos pela loja.
O mais curioso é que o cliente não escolhe o que vai comer. O pedido vem em uma “Caixa Surpresa“.
💰 Modelo de negócios
A Refood fica com uma taxa fixa por cada venda realizada na plataforma.
📈 Recebeu investimentos?
Não.
👫 Quem está por trás desse negócio?
A empresa foi fundada no início de 2021 por André Paraense, Marcos Nofuentes, Luciano Touguinha e Pietro Lancieri. (Ao clicar, você vai para o LinkedIn deles).
🔮 Nossa análise
O desperdício de alimentos não é apenas uma preocupação social ou humanitária — é ambiental. Quando desperdiçamos alimentos, também desperdiçamos toda a energia e água necessária para cultivá-los, colhê-los, transportá-los e embalá-los.
Além disso, cerca de 6% a 8% de todas as emissões de gases de efeito estufa causadas pelo homem vêm do desperdício de alimentos. Somente nos EUA, a produção de alimentos perdidos ou desperdiçados gera o equivalente a 32,6 milhões de carros em emissões de gases de efeito estufa.
- Obviamente, por aqui o número é menor, mas dá pra ter uma noção de quão grande o problema é.
Como benchmark de fora, temos a Too Good To Go, marketplace europeu que tem uma solução igual a da Refood. A empresa já captou US$ 45 milhões e conta com mais de 130 mil estabelecimentos parceiros.
O que isso mostra?
- O mercado em que Refood atua existe e é grande.
- Tem gente que acredita no negócio a ponto de pagar 45 milhões de dólares para fazer parte.
Já que estamos falando de um marketplace, precisamos analisar as duas pontas do ecossistema:
Estabelecimentos
- Estabelecimentos lucram com o que seria desperdiçado.
- Mais um canal de aquisição de clientes.
Consumidores
- O cliente compra comida com um bom desconto (1/3 do preço cheio) e não paga nenhuma taxa para o Refood e nem assinatura para fazer parte do movimento.
- Permite que pessoas provem diferentes gastronomias, restaurantes e pratos com preço reduzido.
Também vale destacar algo que chamou bastante a nossa atenção: Mas e se eu não gostar da minha caixa?
É… No caso, não tem o que fazer. risos.
Por fim, durante nossa análise, nos deparamos com a Food To Save, empresa que concorre diretamente com a Refood. O modelo de negócios é igual e nos traz a seguinte pergunta:
Quem vai se consolidar como a maior do mercado e se tornar o “iFood das caixas surpresa”?
📚 Para aprofundar
- O App que combate o desperdício de alimentos. Matéria sobre a Refood.
- Vivendo de restos por uma semana?Vídeo de desafio que mostra como é usar esse tipo de plataforma e seus benefícios.
- Transformando desperdício em dinheiro. Entrevista com os fundadores da Food To Save, concorrente da Refood.
🤔 O que você faria se fosse o CEO?
Ler é fácil, difícil é fazer. Nos conte aqui o que você faria se estivesse no lugar dos founders. Qual seria sua estratégia, plano de ação, etc?
🦄 E o meu bizness?
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🪤 Lembre-se: Nenhuma análise aqui é comprada ou possui interferência das empresas estudadas, é 100% independente.