Servidores federais pedem por aumento

Paralisação + protestos. Ontem, representantes de cerca de 50 categorias do funcionalismo público federal deixaram suas funções de lado — mas nenhum serviço essencial ficou prejudicado — e fizeram atos em Brasíliapedindo por aumento.

  • De quanto? Os reajustes pedidos variam de 20% a 28,15%dependendo da categoria, abrangendo desde diplomatas a servidores do Banco Central.

O contexto: O gatilho para os movimentos foi a autorização do governo para reajustar salários de policiais e agentes penitenciárioso que deixou outras carreiras — com remuneração congelada — nada satisfeitas.

O que deve acontecer… Segundo o vice-presidente Mourão, não há dinheiro para esse reajuste — “o Orçamento não tem espaço para isso”. Bolsonaro, no entanto, está estudando uma solução até sexta-feira, o prazo para a sanção do Orçamento.

  • A questão é que, caso os pedidos dos servidores federais não sejam acatados, há uma ameaça de greve nacional no serviço público para fevereiro.

Mas, e o impacto econômico? 💰

De acordo com as estimativas, cada 1% de reajuste para o funcionalismo público implica em aumento de R$ 3 bilhões nas despesas. Ou seja… Se a reivindicação de 28,15% for atendida, o governo teria um gasto extra de R$ 84,45 bilhões por ano.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

STORIES

Partilhar

Que amor tão grande Tem que ser vivido a todo instante A cada hora que eu tô longe é um

STORIES

Sentimento feliz

A Ana e o Bruno se conheceram na Alemanha. Ele estava no país pelo Ciências sem Fronteiras, enquanto ela tinha ido cursar toda a

CHAMPS

Do jeito que o povo gosta

A primeira perna de quase todos os confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil aconteceram ontem e anteontem, com jogos bem

CHAMPS

Na corda bamba

Não está nada fácil. A seleção brasileira de vôlei masculino está passando por uma fase de altos e baixos. Se a expectativa

CHAMPS

A melhor etapa do ano

Após ficar de fora por dois anos do circuito mundial da WSL, o Brasil voltou a ser palco de uma etapa do

CHAMPS

Isolou?

A grande treta do ano na Fórmula 1 é o porpoising, que, em bom português, são aquelas quicadas que os monopostos dão