Sua comida vai chegar voando O iFood acaba de se tornar a primeira empresa das Américas a ter autorização para realizar entregas usando drones, ou RPAs (Aeronave Remotamente Pilotada).
A autorização, concedida pela Anac, é inédita no mercado e no continente. Com ela, os drones estão liberados para realizar entregas com cargas de até 2,5 quilos em um raio de 3 quilômetros, inclusive em ambientes urbanos.
- Ué, mas e se o restaurante for mais longe que isso? Calma, a ideia é que os drones façam apenas uma parte do trajeto na logística do seu pedido.
Como funciona… Eles levam os pedidos até um droneport — área para pousos e decolagens de drones —, onde o pacote é coletado por um entregador do iFood, que completa a entrega fazendo o transporte até a sua casa.
Zoom out: Muito embora sua comida ainda não chegue pela janela e você tenha que descer na portaria, esse é um grande milestone para o país e pode abrir espaço para uso de transporte aéreo em outras situações.
Stats: Um relatório recente já projeta o mercado de entrega por meio de drones passando a casa do US$ 1,29 bilhão até 2028. Caso queira aprofundar, clique aqui.