Brasil perdeu 826 mil postos de empregos do lar na pandemia

Isso sim é impacto. Nos dois anos de pandemia, o emprego doméstico perdeu 826 mil postos de trabalho, o que representa uma redução de 13,26% no setor.

  • Em todo o país? Sim, mas os estados de São Paulo e Rio de Janeiro puxaram o percentual para cima, representando 41,2% do resultado.

O motivo é um pouco óbvio, como se pode imaginar. O isolamento social afetou bastante os serviços do lar e, apesar da diminuição das restrições, no final do ano passado, a recuperação do setor foi peculiar.

Como assim? Nos últimos meses, as domésticas voltaram a trabalhar com mais frequência, mas a informalidade aumentou 4,25%, fechando o ano no percentual de 75,64%.

Last but not least… No período pandêmico, esses trabalhadores também sofreram com redução salarial, passando a ganhar 16,49% menos por hora de trabalho em comparação ao que ganhavam antes. 

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

STORIES

Partilhar

Que amor tão grande Tem que ser vivido a todo instante A cada hora que eu tô longe é um

STORIES

Sentimento feliz

A Ana e o Bruno se conheceram na Alemanha. Ele estava no país pelo Ciências sem Fronteiras, enquanto ela tinha ido cursar toda a

CHAMPS

Do jeito que o povo gosta

A primeira perna de quase todos os confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil aconteceram ontem e anteontem, com jogos bem

CHAMPS

Na corda bamba

Não está nada fácil. A seleção brasileira de vôlei masculino está passando por uma fase de altos e baixos. Se a expectativa

CHAMPS

A melhor etapa do ano

Após ficar de fora por dois anos do circuito mundial da WSL, o Brasil voltou a ser palco de uma etapa do

CHAMPS

Isolou?

A grande treta do ano na Fórmula 1 é o porpoising, que, em bom português, são aquelas quicadas que os monopostos dão