O computador mais rápido do mundo vem aí

Zuckerberg ataca novamente. A Meta — para quem não se acostumou, o antigo Facebook Inc. — anunciou que está construindo um supercomputador de Inteligência Artificial que será o mais rápido até então, para ser lançado até o final de 2022.

  • Qual a ideia? O grupo quer que o computador treine sistemas de machine learning, um ramo da IA que busca ensinar sistemas a aprenderem com dados e tomar decisões dependendo o mínimo possível do homem.

Fora os dados técnicos, vamos à relevância…

Com a novidade, a Meta mostrou como estar no centro da pesquisa de IA é importante para ela. Guiar-se por dados é o que empresas de tecnologia — e tantas outras — priorizam fazer, ou, pelo menos, deveriam.

Com dados analisados de forma mais rápida e eficiente, a empresa vai poder, por exemplo, treinar algoritmos de uma forma muito velozAlguns exemplos de como pode ser útil na prática…

  • Otimizar os recursos de realidade aumentada;
  • Projetar experiências para o metaverso.
  • Melhorar a eficiência dos anúncios e dos conteúdos sugeridos;
  • Moderação de conteúdos preconceituosos ou discursos de ódio;

A relevância é tanta que Zuckerberg não está sozinho nesse objetivo: Rivais como Microsoft e Nvidia também já anunciaram seus próprios supercomputadores, na mesma busca de melhorar seus negócios através de dados rapidamente analisados.

Zoom Out: Um computador que trabalha em centenas de idiomas, analisa textos, imagens e vídeos em uma velocidade nunca antes vista te entusiasma ou assusta?

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ