Como estavam as cidades paulistas antes dos deslizamentos?

Nos últimos dias, pelo menos 24 pessoas morreram em municípios de São Paulo em decorrência de deslizamentos e inundações causados pelas chuvas, e as três cidades mais afetadas têm algo em comum…

O quê? Francisco Morato, Franco da Rocha e Embu das Artes, onde 2/3 das vítimas viviam, passaram por um grande boom habitacional” nos últimos 30 anos.

Com tamanho crescimento, houve uma ocupação desenfreada de áreas periféricas, com terreno frágil, sem planejamento e acompanhamento técnico — boa parte da população foi, então, viver nas encostas de morros e margens de rios e córregos.

Por que isso é relevante?

Ano vai, ano vem, e a combinação de falta de políticas públicas de urbanização com a temporada de chuvas resulta em tragédia. De 2016 a 2022, pelo menos 120 pessoas morreram em decorrência das chuvas na Grande São Paulo.

Zoom Out: Nos últimos 10 anos, o governo de São Paulo gastou valores sempre abaixo da quantia aprovada pela Assembleia Legislativa para prevenir enchentes no estado

COMPARTILHE

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

BIZNESS

“Crédito ou Débito?”

(Imagem: Giphy | Reprodução) Crédito. Essa parece ser a resposta preferida dos americanos. O inimigo das finanças pessoais está de