“O que eu tenho a ver com essa tal de Selic?”

A notícia: Ontem, o Banco Central elevou a taxa Selic para 10,75% ao ano, a primeira vez acima de dois dígitos desde 2017.

  • Hoje, vamos explicar porque é importante que você entenda os impactos desse aumento na sua vida.

A Selic é nossa taxa básica de juros. Quando você pega um empréstimo no banco, por exemplo, há um juros a ser pago. Agora, a taxa que rege todos esses juros — a Selic — aumentou. Ou seja… O crédito ficou mais caro.

Tá, mas e aí? 🤔 Imagine esses dois cenários:

  1. Se o preço para financiar um apartamento aumentou, provavelmente você vai pensar duas vezes antes de assinar o contrato — menos dinheiro circulando.
  2. Se um empresário tinha uma grande ideia, mas precisava de um empréstimo para executá-la, agora o risco de pegar esse dinheiro cresceu.

Na prática, então, o aumento de juros é uma medida para frear a economia. “Mas por que fazer isso? Não é melhor estimular?”

Aí é que tá. Essa estratégia é a mais comum para conter a inflação — que bateu 10,06%, bem acima do teto da meta, que era de 5,25%O raciocínio é: as pessoas e empresas vão gastar menos, e os preços vão diminuir.

E para os investidores? Para quem investe, a principal mudança é uma melhora no retorno dos investimentos de renda fixa, o que pode diminuir a atratividade da renda variável — aqui, entram as ações do Ibovespa, por exemplo.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

STORIES

Partilhar

Que amor tão grande Tem que ser vivido a todo instante A cada hora que eu tô longe é um

STORIES

Sentimento feliz

A Ana e o Bruno se conheceram na Alemanha. Ele estava no país pelo Ciências sem Fronteiras, enquanto ela tinha ido cursar toda a

CHAMPS

Do jeito que o povo gosta

A primeira perna de quase todos os confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil aconteceram ontem e anteontem, com jogos bem

CHAMPS

Na corda bamba

Não está nada fácil. A seleção brasileira de vôlei masculino está passando por uma fase de altos e baixos. Se a expectativa

CHAMPS

A melhor etapa do ano

Após ficar de fora por dois anos do circuito mundial da WSL, o Brasil voltou a ser palco de uma etapa do

CHAMPS

Isolou?

A grande treta do ano na Fórmula 1 é o porpoising, que, em bom português, são aquelas quicadas que os monopostos dão