Mais de 25% das fraudes já acontecem em redes sociais

Estelionato virtual. Um estudo norte-americano recente constatou que mais de 95 mil pessoas tiveram um prejuízo de US$ 770 milhões — ou mais de 4 bilhões de reais — em fraudes nas redes sociais no ano passado.

O valor perdido nas plataformas já representa 25% de todas as fraudes que acontecem e um avanço de 18x em comparação a 5 anos atrás. A escalada nos últimos anos é realmente impressionante.

Os três principais esquemas

  • 37% | Investimentos 🥇 Promessas tentadoras, incluindo criptomoedas com potencial exponencial representaram +1/3 de todo prejuízo.
  • 24% | Romance 🥈 Os apaixonados também perderam bastante no ano passado, contabilizando quase 1/4 de todas as perdas. O amor é realmente cego… risos.
  • 14% | Compras 🥉 Ofertas tentadoras de produtos ficaram em terceiro lugar.

Quem foram as maiores vítimas?

Por incrível que pareça, pessoas de 18 a 39 anos de idade, e não mais aquele seu tio que ainda usa o aplicativo do Facebook para desejar parabéns. Jovens até os 40 anos estão duas vezes mais propensos a perder dinheiro nos estelionatos de redes sociais.

Falando especificamente de Brasil 🇧🇷

Por aqui, os dados mais recentes (2019) mostram que 12 milhões de brasileiros foram vítimas de golpes na internet — não só em redes sociais — com prejuízo total de R$ 1,8 bilhão ao ano.

Pelo senso comum e sem embasamento em dados: Depois do “Troquei de número, salve esse” no WhatsApp, o roubo de perfis no Instagram seguido de venda de produtos falsos parece o mais novo golpe por aqui. É bom desconfiar daquele seu amigo vendendo coisas pelos stories.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

STORIES

Partilhar

Que amor tão grande Tem que ser vivido a todo instante A cada hora que eu tô longe é um

STORIES

Sentimento feliz

A Ana e o Bruno se conheceram na Alemanha. Ele estava no país pelo Ciências sem Fronteiras, enquanto ela tinha ido cursar toda a

CHAMPS

Do jeito que o povo gosta

A primeira perna de quase todos os confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil aconteceram ontem e anteontem, com jogos bem

CHAMPS

Na corda bamba

Não está nada fácil. A seleção brasileira de vôlei masculino está passando por uma fase de altos e baixos. Se a expectativa

CHAMPS

A melhor etapa do ano

Após ficar de fora por dois anos do circuito mundial da WSL, o Brasil voltou a ser palco de uma etapa do

CHAMPS

Isolou?

A grande treta do ano na Fórmula 1 é o porpoising, que, em bom português, são aquelas quicadas que os monopostos dão