É sério isso? 200 pares de tênis desenhados pelo então diretor criativo da Louis Vuitton, Virgil Abloh — que faleceu em novembro do ano passado —, foram vendidos pelo valor “singelo” de US$ 25,3 milhões em um leilão, batendo recorde.
Se você não o conhecia… Virgil era tido como um dos gênios contemporâneos da moda. Prova disso é que, depois de sua morte, o site de revenda The RealReal viu um aumento de 344% na procura por itens da Vuitton e de 893% pelas peças da Off-White, marca fundada por ele.
O que o leilão tem de interessante?
- Primeiro, ele mostrou como um legado tem força e como produtos longe de serem “vintage” podem valer como obras de arte em tão pouco tempo.
- Além disso, se você acha que quem participa de leilões são senhores e senhoras endinheirados, nesse caso, foi diferente. Mais de dois terços dos licitantes tinham menos de 40 anos, sendo 40% da Ásia.
Se o hype é exagerado ou não, há quem pague. Na mesma linha dos tênis, no ano passado, um par de Nike Air Ships, usado por Michael Jordan, foi vendido por US$ 1,47 milhão em outubro de 2021. E você ainda achava que leilão era só pra vender gado… risos.