As fazendas verticais estão bombando

Quando você pensa em agricultura, qual a primeira imagem que vem na sua cabeça? Se você visualizou um campo aberto ao ar livre, que depende das condições climáticas para o crescimento de suas produções, talvez sua imagem esteja um pouco ultrapassada.

Como funciona essa tal de fazenda vertical? É um modelo em que os alimentos são cultivados mais perto de onde as pessoas irão consumi-los, como nos grandes centros urbanos, em espaços não horizontais.

Isso encurta o tempo gasto entre a colheita das hortaliças e a chegada nos pontos de venda, além de diminuir a emissão de carbono durante o transporte dos itens.

Outro ponto interessante: As fazendas verticais utilizam tecnologia para conseguirem cultivar alimentos durante todo ano — faça chuva ou faça sol. Por incrível que pareça, algumas podem ter uma produção maior que as fazendas tradicionais.

Tem gente grande apostando nisso 👀🥬

Walmart. Uma das maiores varejistas do mundo contribuiu para o aumento do investimento no setor, demonstrando um interesse real nesse novo mercado — e talvez já se preparando uma briga com o Whole Foods, da Amazon.

O Walmart se uniu à operadora de fazendas verticais Plenty para fornecer verduras a todas as lojas da rede a partir do final deste ano — em uma rodada de investimentos que levantou US$ 400 milhões para a rede de fazendas.

Zoom Out: Se hoje a ideia de fazendas urbanas e verticais parece uma realidade distante, a previsão é que até 2026 essa modalidade se torne um mercado de aproximadamente US$ 20 bilhões em todo o mundo.

COMPARTILHE

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

CHAMPS

Contagem regressiva

Quem não acorda sonhando com Copa perdeu o amor à vida. Em uma reviravolta sem precedentes na história, a data de

CHAMPS

Momentos decisivos

É hora de decisão. O 2º Split do CBLOL terminou na semana passada a fase classificatória para os playoffs, que começam

CHAMPS

O impacto do adeus

Quando chega a hora. Uma das maiores atletas da história do tênis feminino disse que vai deixar a raquete de lado. Serena Williams

CHAMPS

Uma história brasileira

O Brasil acordou abalado na manhã de domingo, com mais um caso de violência nas páginas de notícias. O mundo