Canadá vai bloquear as contas bancárias de quem protestar 🇨🇦

Você se lembra do Comboio da Liberdade? Inicialmente, o protesto era pra ser uma manifestação contrária à obrigatoriedade da vacinação dos caminhoneiros, mas acabou tomando maiores proporções. Se quiser aprofundar, clique aqui.

Isso é permitido? À primeira vista, não. Porém, na segunda-feira, o primeiro-ministro Justin Trudeau decretou estado de emergência no país. Com a medida, o governo ganha o poder de suspender determinadas liberdades civis para manter a ordem.

Segundo a ministra das finanças, Chrystia Freeland, o objetivo da medida seria tentar cortar a origem do dinheiro que tem permitido que os atos sejam organizados. Como justificativa, foi enfatizado que a paralisação causou perdas no comércio de US$ 390 milhões por dia.

As polêmicas… ⛔

Para o estado de emergência nacional ser declarado, é preciso ter certeza de que os protestos ameaçam a segurança do país.

Porém, segundo especialistas, existem sérias dúvidas de que essa definição tenha sido cumprida. De acordo com eles, não faz sentido dizer que a soberania está ameaçada por protestos que, em grande parte, não são violentos.

Zoom Out: A manifestação no Canadá inspirou outros “comboios da liberdade” nos EUA, na França, na Nova Zelândia e na Austrália.

COMPARTILHE

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

BIZNESS

“Crédito ou Débito?”

(Imagem: Giphy | Reprodução) Crédito. Essa parece ser a resposta preferida dos americanos. O inimigo das finanças pessoais está de