Gucci Gang. Ontem, foram divulgados os resultados de 2021 do grupo de luxo Kering, dono de marcas como Yves Saint Laurent e Bottega Veneta, mas a marca que se destacou mesmo foi a que faz fila de clientes na porta: a Gucci.
- A empresa vem crescendo ano a ano, mas, em 2021, a receita foi recorde — a Gucci gerou uma receita de US$ 11,02 bilhões, 31% a mais que em 2020.
O CEO do grupo, inclusive, acredita que a marca continuará crescendo neste ano e nos próximos, não tendo chegado a um platô. Nem a Gucci acha que chegou lá. risos.
Qual o segredo da Gucci? 🪄
Desde que o novo diretor criativo, Alessandro Michele, assumiu o cargo, a marca virou outra, misturando tendências e códigos da grife da grife de forma inusitada. Além disso, ela desafiou bastante o status quo. Alguns exemplos…
- Ainda em 2017, a empresa anunciou que não faria mais desfiles masculinos e femininos separadamente, unificando os dois públicos.
- Com a chegada da pandemia, a marca comunicou sua saída do calendário de desfiles, na linha “vou apresentar uma coleção quando tiver o que mostrar”.
- A Gucci fez campanhas inusitadas, desde Disney até a menos esperada — uma coleção conjunta com outra marca de luxo, a Balenciaga.
- Para fechar, a marca esteve atenta às novas tecnologias: até colaboração para criar uma linha de NFTs ela já fez.
Zoom Out: O mercado de luxo cresceu muito na pandemia, com seus consumidores direcionando o que não puderam gastar com experiências para os produtos. Além disso, o número de clientes no setor está crescendo em países da Ásia e das Américas.