Para onde vão suas máscaras descartáveis?

Desde que o mundo adotou esse item como proteção contra o coronavírus, quase 130 bilhões de máscaras são utilizadas mensalmente pela população. Com exceção das de pano, que podem ser higienizadas, todo o resto é descartado — e nem sempre no lixo.

  • A estimativa é que mais de 3 bilhões de máscaras faciais sejam descartadas todos os dias ao redor do planeta. A Ásia é responsável por 53% disso.

Se em quantidade isso não te assusta, pense em toneladas… As máscaras descartáveis entram na conta das mais de 7 mil toneladas de resíduos médicos descartados diariamente desde que a pandemia começouAlgo próximo de um elefante.

Onde está o problema do descarte?

As máscaras descartáveis ​​são produtos compostos por plástico, que não podem ser facilmente decompostos, assim como a tradicional sacolinha de supermercado, que já há algum tempo se transformou em vilã do ambiente.

O termoplástico polipropileno — presentes nas máscaras, sacolas e garrafas pet — pode permanecer no meio ambiente por décadas, possivelmente séculos, fragmentando-se em microplásticos e nanoplásticos cada vez menores.

Acontece que, diferentemente das garrafas plásticas — das quais aproximadamente 25% são recicladas —, por exemplo, ainda não existe uma orientação oficial sobre a reciclagem de máscaras, fazendo com que muitos a descartem no lixo comum.

Zoom out: Pesquisadores esperam conseguir criar máscaras reutilizáveis há projetos em andamento, mas enquanto isso, infelizmente, as máscaras continuam como um dos vários resíduos plásticos que se acumulam nos oceanos.

COMPARTILHE

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

CHAMPS

Contagem regressiva

Quem não acorda sonhando com Copa perdeu o amor à vida. Em uma reviravolta sem precedentes na história, a data de

CHAMPS

Momentos decisivos

É hora de decisão. O 2º Split do CBLOL terminou na semana passada a fase classificatória para os playoffs, que começam

CHAMPS

O impacto do adeus

Quando chega a hora. Uma das maiores atletas da história do tênis feminino disse que vai deixar a raquete de lado. Serena Williams

CHAMPS

Uma história brasileira

O Brasil acordou abalado na manhã de domingo, com mais um caso de violência nas páginas de notícias. O mundo