Ye. Hoje, Kanye West está lançando o seu novo álbum, chamado Donda 2. Por mais que você não faça ideia de quem o rapper seja — o que é difícil — é bom saber o que está por trás de seu novo disco.
What’s going on? Ao invés de lançar o álbum nas plataformas digitais, como Spotify, Apple Music ou Youtube, o ex da Kim Kardashiam decidiu que seu novo álbum só poderá ser escutado em uma espécie de MP3 — sim, em pleno 2022.
Explicando melhor… No ano passado, Kanye West lançou um dispositivo chamado Stem Player, que basicamente toca músicas, com um plus de remixá-las de uma forma simples e com poucos cliques.
- Depois que Kanye anunciou que o álbum só ficaria disponível no Stem, mais de 8 mil unidades foram vendidas em 24 horas, totalizando mais de US$ 2 milhões em receita — bom negócio? risos.
Kanye quer se mostrar maior que o setor… 📀
Nas palavras do artista, o objetivo é livrar a música desse “sistema opressivo” no qual artistas recebem apenas 12% do dinheiro que a indústria ganha — e ele não é o único que pensa assim.
- A cantora Taylor Swift, por exemplo, vem regravando todos os seus álbuns com intuito de comercializá-los com condições melhores do que as previamente acordadas com sua primeira gravadora.
#YeezyImpact: O Donda — lançamento anterior de Kanye em agosto do ano passado — foi o segundo maior da história do Spotify, atingindo 100 milhões de reproduções em 24 horas, e o álbum mais rápido do artista a atingir um bilhão de streams.