O Brasil pode virar um polo da indústria cripto?

Regulamentação. Na segunda-feira, o Senado aprovou o texto-base da regulamentação das criptomoedas no Brasil, abrindo um caminho e tanto para o setor.

Do que se trata? O Projeto de Lei, basicamente, busca atualizar as leis que regem o sistema financeiro, adaptando-as para as operações que envolvem os ativos virtuais.

  • As criptomoedas surgiram e explodiram, mas ainda não têm um arcabouço de normas para regulamentá-las — com a lei, elas virariam “gente grande”.

A relevância: Mais do que dar seriedade ao setor, uma regulamentação diminui o risco de golpes e fraudes, que se tornam cada vez mais comuns no meio crypto.

Um motivo para isso é atrair grandes instituições financeiras, que ainda dizem “não vou entrar nisso, não tem nada claro e regulamentado”.

As preocupações… Membros do setor temem o quanto o Estado vai intervir ou não na questão, com receios de que a operação — além de mais “séria” — fique mais burocrática.

Próximos passos: O projeto ainda precisa passar pela Câmara para depois seguir à sanção. Outro ponto é a definição de qual será o órgão responsável pela fiscalização dos ativos digitais.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ