Governo lança Carteira de Identidade Nacional

Você não vai precisar mais decorar seu RG. Ontem, o governo federal lançou a Carteira Nacional de Identidade, que vai valer para todas as unidades da federação, constando um único número: o do CPF.

O que muda na prática?

  1. 📲 Digitalização: O novo documento terá versão física e virtual, com um QR Code que poderá ser lido até mesmo sem Internet.
  2. 🇧🇷 Unificação em todo o país: A carteira vai ser a mesma no Brasil todo, do Oiapoque ao Chuí. No modelo antigo, se você precisasse emitir uma nova via em outro estado, receberia um novo número de registro — imagina ter que decorar 27 RGs? risos.
  3. 🌎 Documento internacional: A identidade contará com código MRZ (Machine Readable Zone), o mesmo usado em passaportes. Logo, para entrar em uma boate no exterior, por exemplo, você poderá usar o documento — na imigração, o passaporte ainda será necessário.

Quando teremos a nova carteira? As secretarias de Segurança Pública de cada estado e do DF terão até o dia 3 de março de 2023 pra se adequarem à nova norma e disponibilizarem o novo RG.

Além de simplificar a vida do cidadão, a unificação da carteira e a validação por QR Code deixam o documento mais seguro — só ficou mais complicada a situação dos menores de idade que falsificam RG. risos.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

CHAMPS

A primeira parte já foi

As competições sul-americanas tiveram os primeiros jogos do mata-mata nesse meio de semana. Com jogos cheios de situações interessantes, foi estabelecida uma marca incrível e

CHAMPS

A maior competição do ano

A rainha das provas do ciclismo começa hoje, em Copenhagen. O Tour de France é a maior competição do calendário do mundial, aliando glamour,

CHAMPS

Alívio no meio do furacão

A crise financeira ficou tão fora de controle, que o Barcelona teve que ver o maior jogador da sua história ir embora.

CHAMPS

Onde tudo começou

Nesse final de semana, acontecerá a nona etapa da Fórmula 1 em 2022, com o GP da Inglaterra. O circuito escolhido

MUNDO

Sinal de alerta nos Estados Unidos

Os economistas estão atentos. Foram divulgados, ontem, os gastos dos consumidores dos EUA em maio, trazendo más notícias — o PIB da maior economia