O apanhado do primeiro dia de guerra

Pela terra, pelo ar e pelo mar. A invasão da Rússia à Ucrânia já é o maior ataque de um país europeu sobre outro desde a Segunda Guerra Mundial.

  • Para quem perdeu, a justificativa dada pelo presidente Putin para a ação militar foi proteger os grupos separatistas na região leste do país vizinho.

As fatalidades no 1ª dia 😔

Segundo a Ucrânia, pelo menos 137 pessoas morreram e outras 316 ficaram feridas após os ataques de ontem. Além disso, 1.600 russos foram reprimidos e presos pelo governo de seu país por protestarem contra a operação.

  • Os russos tomaram desde um aeroporto militar até mesmo a região de Chernobyl, onde há um depósito de resíduos nucleares.

A diferença entre os exércitos 🪖

Como você pode ver, a Ucrânia está em grande desvantagem quando se fala em poderio militar, o que levou o presidente a convocar os cidadãos a se alistarem e os veteranos a se apresentaremliberando o uso de armas.

Para ajudar, a OTAN disse que vai reforçar suas tropas na região, colocando mais de 100 aviões de guerra em alerta máximo.

As fugas e tentativas de se proteger 💨

Cidadãos ucranianos estão fazendo o que podem para saírem ilesos. Estima-se que mais de 100 mil pessoas já deixaram suas casas, e os primeiros refugiados já estão chegando à Hungria e à Romênia. Ainda ontem, inclusive, a UE anunciou que vai aceitar um número ilimitado de refugiados.

As sanções econômicas 💰

As punições prometidas ainda estão em desenvolvimento, mas algumas já foram anunciadas. Joe Biden disse que o governo americano, a OTAN e seus aliados vão limitar a capacidade da Rússia de fazer negócios em dólares e outras moedas.

  • A ideia é quase tornar Moscou uma “ilha financeira”, banindo exportações e congelando o sistema bancário em relação ao resto do mundo.

E há também aquelas sanções a longo prazo, como prejudicar os russos na competição pela economia de alta tecnologia do século XXI. 

No entanto, para algunsa postura da ONU, de Biden e dos aliados da OTAN tem sido vista como branda diante da gravidade do ataque russo.

PS: Além dos governos e organizações, empresas e consumidores também devem sentir o impacto das sanções. Entenda mais clicando aqui.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ