Cidade Maravilhosa sem máscaras e passaporte de vacina?

Pode ser que venha uma novidade pós-carnaval. Na próxima segunda-feira, a prefeitura do Rio de Janeiro vai avaliar a possibilidade de não ser mais obrigatório usar máscara em locais fechados.

Vale lembrar que, no Rio, o uso de máscara em ambientes abertos não é mais obrigatório desde o final de outubro.

Como está a situação por lá?

Na Cidade Maravilhosa, 99,1% da população adulta já recebeu as duas doses da vacina e 53% o reforço. Até então, os números da pandemia continuam controlados e com tendência de queda.

Por causa das aglomerações que ocorreram no feriado, esses dados vão continuar em análise, mas, considerando a alta cobertura vacinal na cidade, a prefeitura acredita que será possível flexibilizar as medidas mesmo após as festas. 

E não são só as máscaras 😷

O secretário da saúde adiantou que será definido um parâmetro para que o passaporte vacinal também deixe de ser obrigatório. Segundo ele, chegando entre 70% e 80% da população adulta com a dose de reforço, não será mais necessário cobrar o passaporte vacinal dos turistas.

Qual a relevância disso para quem não é carioca? A decisão do Rio pode influenciar a do seu estado e de outras capitais. O Fórum Nacional de Governadores — que une chefes dos 26 estados e do DF — avalia a possibilidade de flexibilizar o uso de máscaras a partir desse mês. É aguardar pra ver. 👀

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ