Curso pra aprender a jogar futebol? ⚽

Psicologia do Esporte – Autorresponsabilidade em Tempos de Pandemia

🧐 Conheça o Futebol Interativo

O Futebol Interativo é uma edtech focada na formação de profissionais para o mercado do futebol — seja estudantes, profissionais ou pesquisadores do esporte.

💰 Modelo de negócios

A empresa monetiza a partir da venda de cursos presenciais e online.

📈 Recebeu investimentos?

  • Não.

👫 Quem está por trás desse negócio?

O George Klinger criou a empresa em 2018. (Ao clicar, você vai para o LinkedIn dele).

🔮 Por trás da análise

Fora do Brasil, muitos times de futebol chegam a ter capital aberto em bolsas de valores, sendo negócios bem mais complexos do que pensamos.

O mercado da bola não se resume a treinadores e jogadores — que são apenas a pontinha do iceberg. Além de quem entra em campo, existem diversas áreas, como marketing, financeiro, operações, além de um grande time de profissionais como médicos, nutricionistas, dentistas e por aí vai…

Pontos fortes que identificamos na empresa:

O que já é realidade na Europa e nos EUA é a profissionalização dos esportes, com gestores qualificados tomando conta dos times, contratações técnicas e menos política de clubes.

Esse movimento vai de encontro ao que o Futebol Interativo faz — quanto maior a profissionalização do mercado, mais especializações serão necessárias. Essas são algumas das profissionalizações oferecidas pela edtech:

  • Big Data;
  • Odontologia;
  • Nutrição.

Todas são focadas em futebol, o que traz aos alunos um diferencial na hora de serem contratados. Além disso, oferecem trabalhos em clubes de futebol parceiros aos melhores alunos.

Por fim, também vale destacar que, no Brasil, temos alguns times que estão “virando empresas”. Embora sejam iniciativas que ainda estão começando, há muito espaço para o mercado como um todo amadurecer.

  • Nesse contexto, caso essa tendência siga e a politicagem do futebol dê lugar ao foco nos resultados e saúde financeira das instituições (clubes), o cenário pode ficar ainda mais favorável para o Futebol Interativo.

Agora, os pontos de atenção:

Fora e dentro do Brasil, existem licenças obrigatórias para exercer certas funções. E, em algum países, essas licenças são oferecidas de forma exclusiva por suas confederações.

  • Hoje, no nosso país, a CBF Academy oferece cursos e as licenças — e o Futebol interativo não tem acesso às licenças.

Entendemos que são posicionamentos de mercado diferentes. Enquanto a CBF Academy é para quem já está nesse mercado e quer se aprimorar ou obter licenças, o Futebol Interativo é para profissionais que estão fora do mercado da bola e, para isso, precisam de alguma qualificação para ingressar nele — como advogados ou médicos que querem atuar no setor, por exemplo.

https://media.giphy.com/media/kgsqn9gCVAQ3YM3C2f/giphy.gif

📚 Para aprofundar

🤔 O que você faria se fosse o CEO?

Ler é fácil, difícil é fazer. Nos conte aqui o que você faria se estivesse no lugar dos founders. Qual seria sua estratégia, plano de ação, etc?

🦄 E o meu bizness?

Se você quer seu bizness analisado por nós, clique aqui.

🪤 Lembre-se: Nenhuma análise aqui é comprada ou possui interferência das empresas estudadas, é 100% independente.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

um MBA em forma de e-mail

sua dose de conteúdo sobre os assuntos mais relevantes do mundo dos negócios. análises números e insights.

INDICADOS PARA VOCÊ