O reinado do Instagram está chegando ao fim? 👑

Tio Zuck que se cuide. De uns tempos pra cá, com a ascensão do TikTok, as reuniões dos executivos do Instagram nunca mais devem ter sido as mesmas.

O mundo das redes sociais, que, há alguns anos, era dominado pelo ecossistema da Meta — com destaque para o Instagram — veio mudando nos últimos tempos, principalmente com o crescimento repentino da rede social chinesa.

Pra te dar uma noção de quão rápido foi o crescimento do TikTok, veja quanto tempo algumas das principais redes sociais demoraram para atingir seu primeiro (ou único) bilhão de usuários:

O TikTok foi o mais rápido? 💨

Teoricamente, não. É, você já viu no gráfico que não (risos). Por outro lado, a rede social chinesa, que alcançou 1 bilhão de usuários em setembro do ano passado, pode ser considerada a primeira independente a atingir tal feito.

  • Como assim? O Facebook Messenger, antes de se tornar um aplicativo separado, era uma funcionalidade que existia dentro do app e do site principal do Facebook.

Dessa forma, mesmo antes de seu lançamento, o app já contava com muitos milhões de usuários. Portanto, ao fazermos uma comparação “mais justa”, a rede social da ByteDance sai na frente.

No entanto…

Quando analisamos o número de usuários mensais ativos de cada rede social, o TikTok ainda está atrás de seus competidores. Veja o ranking:

  1. 🥇 Facebook: 2,9 bilhões;
  2. 🥈 YouTube: 2,6 bilhões;
  3. 🥉 WhatsApp: 2 bilhões;
  4. Instagram: 1,5 bilhão
  5. WeChat: 1,3 bilhão
  6. TikTok: 1 bilhão.

Embora exista uma longa jornada para o TikTok chegar ao topo, a rede social ainda está no crédito. Seu surgimento foi no final de 2016, enquanto seu principal concorrente, o Instagram, já existe desde 2010 (e foi comprado pelo Facebook em 2012).

Dito isso, fica aqui o questionamento: será que a rede social chinesa ainda vai se tornar a mais popular do mundo? Vale refletir. Até porque, isso é algo que já vem acontecendo em alguns países. Um bom exemplo é nosso querido Brasil:

O queridinho dos brasileiros 🇧🇷

Ao comparar o número de horas gastas em cada rede social, ao que parece, os brasileiros estão preferindo passar seu tempo na rede social dos vídeos curtos — que, recentemente, aumentou o limite dos vídeos para 10 minutos.

  • Novamente, seria um pouco injusto comparar o TikTok com o WhatsApp, uma vez que o foco do uso do segundo é diferente.

Assim, ao compar o TikTok com o Instagram — agora sim fica mais justo —, a rede social chinesa está se consolidando como a mais usada do Brasil. Será que o mesmo acontecerá no resto do mundo? O mercado muda constantemente e quem lidera hoje pode não estar mais no topo amanhã. Pense nisso.

PS: Dois gráficos em uma edição? Por essa você não esperava, não é mesmo? Fica de recompensa por você estar aqui conosco, investindo em você mesmo, em vez de emendando o Carnaval. risos.

PS 2: Se você não leu nosso texto sobre o surpreendente valor que as estrelas do TikTok ganham, é só clicar aqui. Vale a leitura!

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

um MBA em forma de e-mail

sua dose de conteúdo sobre os assuntos mais relevantes do mundo dos negócios. análises números e insights.

INDICADOS PARA VOCÊ

BIZNESS

Estamos perdendo o bonde tech?

Voltando um pouco no tempo… Ao olhar as empresas com maior valor de mercado do mundo, vemos algumas caras que não