Agora, a coisa ficou séria

Depois de muitas ameaças e temores do mercado, os EUA saíram do disse-me-disse e anunciaram a proibição das importações de fontes de energia da Rússia — como petróleo e gás natural.

  • Nas palavras de Biden, a intenção foi não fazer parte do subsídio à guerra da Rússia, tentando afetá-la ainda mais economicamente pela invasão à Ucrânia.

Isso porque as sanções econômicas até então não foram poucas, mas as exportações de petróleo ainda eram a boia salva-vidas do país liderado por Putin.

Mas não serão só os russos que vão sentir… Os próprios EUA vão ser impactados pelo aumento de preços do petróleo, mas devem procurar se blindar elevando a produção nacional e, até mesmo, importando da Venezuela e do Irã.

Putin foi rápido e já reagiu ao boicote, dizendo que vai divulgar uma lista de matérias-primas que terão a venda proibida ou limitada, além de ameaçar interromper o fornecimento de gás à Europa.

Enquanto isso, quem faltava saiu do mercado russo 🍟

Criticadas por manterem suas operações na Rússia com tantas empresas fechando suas portas, Starbucks, Coca-Cola e McDonald’s também suspenderam temporariamente seus negócios no país — nem BigMac os russos têm mais.

A relevância: Colocar-se de um lado da guerra terá um grande impacto econômico para essas empresas. A companhia dos arcos amarelos, por exemplo, tem 9% de sua receita global vindo do país, com 850 estabelecimentos e 62 mil trabalhadores.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

STORIES

Partilhar

Que amor tão grande Tem que ser vivido a todo instante A cada hora que eu tô longe é um

STORIES

Sentimento feliz

A Ana e o Bruno se conheceram na Alemanha. Ele estava no país pelo Ciências sem Fronteiras, enquanto ela tinha ido cursar toda a

CHAMPS

Do jeito que o povo gosta

A primeira perna de quase todos os confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil aconteceram ontem e anteontem, com jogos bem

CHAMPS

Na corda bamba

Não está nada fácil. A seleção brasileira de vôlei masculino está passando por uma fase de altos e baixos. Se a expectativa

CHAMPS

A melhor etapa do ano

Após ficar de fora por dois anos do circuito mundial da WSL, o Brasil voltou a ser palco de uma etapa do

CHAMPS

Isolou?

A grande treta do ano na Fórmula 1 é o porpoising, que, em bom português, são aquelas quicadas que os monopostos dão