Governo lança programas voltados às mulheres

Ontem, no Dia Internacional da Mulhero presidente Jair Bolsonaro assinou decretos que instituem programas voltados ao empreendedorismo feminino, à proteção de mulheres grávidas e à promoção da saúde menstrual.

👩‍💻 Brasil para Elas

O primeiro decreto lançou o Brasil para Elas, uma iniciativa do Ministério da Economia para incentivar o empreendedorismo feminino no país.

O projeto inclui um conjunto de medidas voltadas para a criação e ampliação de negócios controlados por mulheres e a oferta de crédito para o empreendedorismo feminino.

🏥 Saúde Menstrual

O objetivo é combater a falta de acesso a produtos de higiene no período da menstruação e promover a inclusão das mulheres em ações e programas de proteção à saúde menstrual.

Assim, o Ministério da Saúde será responsável por promover ações de educação e oferecer acesso gratuito a absorventes às mulheres que necessitarem.

  • JB mudou de ideiaEm outubro de 2021, o presidente sancionou a lei que criou o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual, porém havia vetado o Artigo 1º, que previa a distribuição gratuita de absorventes higiênicos.

🤰Proteção às mulheres grávidas

O programa Mães do Brasil pretende estimular a integração de políticas públicas para garantir os direitos da gestante e da criança, além de estimular a inserção e a reinserção das mães no mercado de trabalho.

Gerou polêmica. Ao lançar o programa, Jair afirmou que, no tempo dele, “ou a mulher era professora ou dona de casa”Em seguida, disse que hoje em dia, as mulheres são praticamente integradas à sociedade”A declaração deu o que falar.

Zoom Out: Em 2021, a contratação de lideranças femininas dobrou. Por outro lado, pesquisas mostram que a diferença de renda entre homens e mulheres é de US$ 172 trilhões ao longo da vidaAinda tem estrada para percorrer. 

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

ECONOMIA

E vamos de leilão…

Muitos bilhões em jogo. Nessa quinta-feira, a Aneel vai leiloar 13 lotes de linhas de transmissão de energia, que podem arrecadar