Ontem, no Dia Internacional da Mulher, o presidente Jair Bolsonaro assinou decretos que instituem programas voltados ao empreendedorismo feminino, à proteção de mulheres grávidas e à promoção da saúde menstrual.
👩💻 Brasil para Elas
O primeiro decreto lançou o Brasil para Elas, uma iniciativa do Ministério da Economia para incentivar o empreendedorismo feminino no país.
O projeto inclui um conjunto de medidas voltadas para a criação e ampliação de negócios controlados por mulheres e a oferta de crédito para o empreendedorismo feminino.
🏥 Saúde Menstrual
O objetivo é combater a falta de acesso a produtos de higiene no período da menstruação e promover a inclusão das mulheres em ações e programas de proteção à saúde menstrual.
Assim, o Ministério da Saúde será responsável por promover ações de educação e oferecer acesso gratuito a absorventes às mulheres que necessitarem.
- JB mudou de ideia. Em outubro de 2021, o presidente sancionou a lei que criou o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual, porém havia vetado o Artigo 1º, que previa a distribuição gratuita de absorventes higiênicos.
🤰Proteção às mulheres grávidas
O programa Mães do Brasil pretende estimular a integração de políticas públicas para garantir os direitos da gestante e da criança, além de estimular a inserção e a reinserção das mães no mercado de trabalho.
Gerou polêmica. Ao lançar o programa, Jair afirmou que, no tempo dele, “ou a mulher era professora ou dona de casa”. Em seguida, disse que “hoje em dia, as mulheres são praticamente integradas à sociedade”. A declaração deu o que falar.
Zoom Out: Em 2021, a contratação de lideranças femininas dobrou. Por outro lado, pesquisas mostram que a diferença de renda entre homens e mulheres é de US$ 172 trilhões ao longo da vida. Ainda tem estrada para percorrer.