Quando a realidade aumentada e o marketing se encontram 😎

Branded Filters — Vitulo.work

🧐 Conheça a Vitulo & CO

A Vitulo & CO cria experiĂȘncias de marketing com realidade aumentada (AR) e novas tecnologias.

💰 Modelo de negócios

A empresa oferece soluçÔes em Realidade Estendida (XR), Realidade Aumentada (AR) e filtros para Instagram, Facebook, Snapchat e para anĂșncios no Facebook Ads. Neste vĂ­deo aqui vocĂȘ vai entender melhor.

📈 Recebeu investimentos?

  • NĂŁo.

đŸ‘« Quem estĂĄ por trĂĄs desse negĂłcio?

Gustavo Vitulo e Pedro Cormann começaram a Vitulo & CO em 2019. (Ao clicar, vocĂȘ vai para o LinkedIn deles).

🔼 Por trás da análise

Vamos começar a anålise entendendo a diferença entre Realidade Aumentada (AR) e Realidade Virtual (VR). Na imagem abaixo, temos o Homer usando um óculos de VR, que é quando o usuårio entra totalmente em um ambiente virtual:

Perceba que o Homer estĂĄ totalmente imerso no virtual, sem nenhuma conexĂŁo com o mundo real — alĂ©m disso, o fio que ele estava mastigando era um “chocolate virtual”.

Essa outra imagem Ă© uma ilustração de uma AR, em que os elementos do mundo virtual sĂŁo integrados Ă  realidade — ou seja, Ă© uma realidade mista:

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Mercado

O pessoal da Vitulo & CO nos contou que o mercado de AR cresce mais de 30% ao ano e irå movimentar mais de US$ 26 bilhÔes até 2025. A perspectiva é de que os mais de 800 milhÔes de usuårios impactados pelo setor de mobile AR em 2021 dobrem até 2024.

Grandes clientes

A empresa tem no portfĂłlio marcas como Tiffany & CO, Nubank, iFood, Netflix, Sony Music, o que, sem dĂșvidas, traz a confirmação de que o mercado Ă© promissor e grandes players estĂŁo se posicionando cada vez mais nesse setor.

Parceiros do Tio Zuck?

TambĂ©m vale destacar que eles sĂŁo parceiros oficiais do Meta, na Spark AR Partner Network, a comunidade global de desenvolvedores de realidade aumentada do Facebook — sendo o Ășnico estĂșdio brasileiro a atingir tal feito.

No papo que tivemos com a empresa, ainda conversamos sobre tendĂȘncias desse mercado:

  • No curto prazo, eles veem muito potencial no digital fashion — imagina entrar em um e-commerce e experimentar uma roupa? Embora isso jĂĄ exista, segundo eles, ainda hĂĄ muitos bugs e falhas tĂ©cnicas.
  • JĂĄ para os prĂłximos 3 a 5 anos, Smart Glasses sairĂŁo fortemente do papel. A maioria das BIG TECHs estĂĄ investindo pesado no momento e, como nos disseram, “Se estivermos errados, as maiores BIG TECHs tambĂ©m estarĂŁo. risos”.

Por fim, tambĂ©m conversamos sobre AR e VR, e eles nos falaram que o caminho da realidade mista parece mais interessante, uma vez que nunca vamos abandonar o fĂ­sico, mas sim, melhorar com o digital — o que vai de encontro com o que a Meta estĂĄ focada (e gastando bastante dinheiro).

NĂŁo sabemos vocĂȘs, mas ficar algumas horas com Ăłculos de realidade virtual nĂŁo cai muito bem. NĂĄusea, dor nos olhos e tontura sĂŁo comuns no uso dessa tecnologia. Imagina ficar o dia inteiro trabalhando e tendo reuniĂ”es no metaverso? Os oftalmos agradecem. risos.

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📚 Para aprofundar

đŸ€” O que vocĂȘ faria se fosse o CEO?

Ler Ă© fĂĄcil, difĂ­cil Ă© fazer. Nos conte aqui o que vocĂȘ faria se estivesse no lugar dos founders. Qual seria sua estratĂ©gia, plano de ação, etc?

🩄 E o meu bizness?

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đŸȘ€ Lembre-se: Nenhuma anĂĄlise aqui Ă© comprada ou possui interferĂȘncia das empresas estudadas, é 100% independente.

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