A mais nova da Rússia é nacionalizar multinacionais

What? Se você aprendeu sobre êxodo rural na escola, provavelmente seus filhos aprenderão sobre o êxodo russo corporativo de 2022.

  • Não foram uma nem duas empresas que deixaram a Rússia depois do país invadir a Ucrânia, foram várias — clique para ver uma lista.

Até então, o governo não havia respondido, mas, agora, o país ameaçou nacionalizar empresas estrangeiras.

Explicando… O Ministério da Economia russo disse que o governo pode assumir o controle de empresas que tenham mais de 25% de participação estrangeira. Na prática, o governo poderia controlar a produção dessas companhias no país.

A Rússia planeja avisar os proprietários acerca da medida para que, em cinco dias, eles ou retomem as atividades ou vendam suas participações.

Mas Putin pode fazer isso? 🧐

Pior é que pode. O primeiro passo, que era conseguir a aprovação de uma comissão do governo, aconteceu na quarta-feira. Ainda existem outras etapas, mas é possível.

Zoom Out: A interrupção de negócios na Rússia virou a rotina da população do país de ponta-cabeça. Sem o café de todo dia no Starbucks ou qualquer post no Twitter, por exemplo, os russos podem acabar se posicionando contra a guerra e o governo.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ

CHAMPS

A primeira parte já foi

As competições sul-americanas tiveram os primeiros jogos do mata-mata nesse meio de semana. Com jogos cheios de situações interessantes, foi estabelecida uma marca incrível e

CHAMPS

A maior competição do ano

A rainha das provas do ciclismo começa hoje, em Copenhagen. O Tour de France é a maior competição do calendário do mundial, aliando glamour,

CHAMPS

Alívio no meio do furacão

A crise financeira ficou tão fora de controle, que o Barcelona teve que ver o maior jogador da sua história ir embora.

CHAMPS

Onde tudo começou

Nesse final de semana, acontecerá a nona etapa da Fórmula 1 em 2022, com o GP da Inglaterra. O circuito escolhido

MUNDO

Sinal de alerta nos Estados Unidos

Os economistas estão atentos. Foram divulgados, ontem, os gastos dos consumidores dos EUA em maio, trazendo más notícias — o PIB da maior economia