Boas notícias pro agronegócio. A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, informou, ontem, que o Canadá autorizou a importação de carnes bovina e suína produzidas no Brasil.
- Com isso, os frigoríficos brasileiros passam a poder exportar produtos para mais de 200 mercados ao redor do mundo, meta colocada pela ministra quando assumiu a pasta, em 2019.
Em um primeiro momento, a abertura vale para os estabelecimentos sob inspeção federal em Santa Catarina, já que quando o pedido foi feito o Estado era o único com status de livre de febre aftosa sem vacinação — critério estabelecido pelas autoridades canadenses.
- A Associação Brasileira de Proteína Animal comemorou a notícia e disse que o Canadá é um dos mais importantes mercados abertos do mundo.
Para se ter uma ideia, estima-se que a novidade traga exportações da ordem de US$ 150 milhões por ano ao Brasil. Como o Canadá não tem imposto de importação para suínos, a abertura do país pode ser uma oportunidade e tanto.
Além das carnes… 🌱
Ainda cumprindo agenda no Canadá, a ministra da Agricultura vai se reunir com empresários para ampliar a oferta de potássio, um dos principais fertilizantes usados na agricultura brasileira.