Voltamos √† pauta da conta de luz ūüí°

Ainda não chegamos nem ao fim do primeiro trimestre de 2022, mas, depois de uma notícia de ontem, o custo da energia elétrica já vai subir em 2023.

O que houve, the news?¬†O que aconteceu nessa ter√ßa-feira foi¬†um empr√©stimo de R$ 10,5 bilh√Ķes da Aneel para as distribuidoras de energia, que ser√° sentido no seu bolso.

  • Esse dinheiro vem para cobrir os preju√≠zos da crise energ√©tica do ano passado ‚ÄĒ t√° lembrado? ‚ÄĒ e segurar a alta de energia neste ano.

Reduz nesse, aumenta no próximo… Os consumidores vão pagar por esse empréstimo em parcelas, por meio de um novo encargo que será cobrado na conta de luz a partir de 2023.

  • A ideia, ent√£o, √©¬†diluir os custos que ainda n√£o foram pagos¬†pela crise energ√©tica de 2021 em um maior per√≠odo de tempo.

Como os juros e prazos do empr√©stimo ainda n√£o est√£o definidos, n√£o se sabe exatamente qual ser√° o impacto na conta de luz ‚ÄĒ¬†mas que ela vai ficar mais cara, √© fato.

Zoom Out:¬†Opera√ß√Ķes parecidas j√° foram realizadas outras vezes. Em 2014,¬†o governo Dilma emprestou¬†R$ 34 bilh√Ķes¬†ao setor el√©trico para evitar reajustes imediatos na conta de luz, por exemplo.¬†Mas a conta sempre chega.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

mais inteligente em 5 minutos

tudo que você precisa saber pra começar seu dia bem e informado

INDICADOS PARA VOCÊ